Veja os números das recentes pesquisas dos estados chave nas eleições dos EUA

No voto popular, o democrata Joe Biden é o claro favorito para vencer as eleições. Mas entre os delegados, a eleição promete ser teste para cardíaco

1

O democrata Joe Biden é o grande favorito para vencer as eleições presidenciais dos Estados Unidos. Mas isso apenas quando falamos em voto popular. Quando se fala em número de delegados, as pesquisas mostram que o favoritismo ainda existe, mas é bem menor.

É que, como se sabe, nos Estados Unidos o que vale não é vencer no voto popular. Mas vencer no número de delegados. E para isso, é preciso ficar de olho na votação de estados específicos onde o número de delegados pode decidir o pleito.

Os Estados Unidos realizam dezenas de pesquisas eleitorais todos os dias. Por isso, fizemos uma média das principais pesquisas – de tendência republicana e democrata – nos últimos sete dias. Assim, o retrato é mais geral.

  • Flórida (29 delegados)
  1. – Joe Biden – 48.8%
  2. – Donald Trump – 46.8%
  • Pensilvânia (20 delegados)
  1. – Joe Biden – 49.1%
  2. – Donald Trump – 44.7%

Vale lembrar que os Estados Unidos estão mais uma vez de olho na Flórida. É que normalmente o estado decide as eleições. Em 2016, Donald Trump bateu Hillary Clinton no estado com uma diferença de menos de 2% dos votos. Em 2000, George W. Bush venceu o democrata Al Gore por menos de mil votos.

  • Ohio (18 delegados)
  1. – Donald Trump – 48.5%
  2. – Joe Biden – 48%
  • Michigan (16 delegados)
  1. – Joe Biden – 49.4%
  2. – Donald Trump – 42.3%

O Michigan é uma preocupação para os democratas. É que em 2016, o estado que normalmente votava nos democratas acabou indo para Donald Trump. Há um temor interno de que isso possa acontecer novamente.

Outros estados chave

  • Carolina do Norte (15 delegados)
  1. – Joe Biden – 47.5%
  2. – Donald Trump – 46.7%
  • Arizona (11 delegados)
  1. – Joe Biden – 49.3%
  2. – Donald Trump – 43.8%
  • Winscosin (10 delegados)
  1. – Joe Biden – 50.3%
  2. – Donald Trump – 43.8%
  • Iowa (6 delegados)
  1. – Donald Trump – 47%
  2. – Joe Biden – 45%

Olho nas pesquisas

Mas é preciso tomar cuidado ao analisar essas pesquisas. É que em 2016, esses mesmos levantamentos não conseguiram captar um movimento pró-Trump. É o chamado voto escondido. Ou seja, pessoas que votam em Trump mas não falam para ninguém.

Há ainda a possibilidade de que as intenções de Biden estejam superestimadas. É que em 2016, muita gente que falou que votaria em Hillary acabou portanto não votando. Assim, a democrata perdeu a eleição.

Não se sabe se esse movimento ainda existe este ano. Seja como for, é bom lembrar que faltam menos de 50 dias para as eleições dos Estados Unidos. 

1 comentário
  1. […] Veja os números das recentes pesquisas dos estados chave nas eleições dos EUA […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.