Veja o que fazer se você ainda não recebeu o 13º salário

Prazo de pagamento da segunda parcela já passou. Empregado pode fazer uma denúncia para tentar receber o 13º salário

2

Acabou o prazo para as empresas pagarem o 13º salário dos trabalhadores. Elas tinham até o último dia 20 de novembro para realizar o pagamento da segunda parcela. Você ainda não recebeu? Vamos explicar o passo a passo dessa situação.

Logicamente o primeiro passo é conversar com o seu empregador. Mas é bom lembrar que a lei é clara. Se a empresa atrasou o 13º salário, então ela está cometendo um erro. Dessa forma, esse ato já é passível de punição, mesmo que estejamos em um momento de pandemia.

A primeira parcela do 13º deveria estar nas mãos dos trabalhadores até o dia 30 de novembro. Já a segunda parcela deveria sair até o último dia 20 de dezembro. Esse dia 20 caiu portanto em um domingo. Mesmo assim, o empregador não poderia deixar de pagar.

Não recebeu? Então você pode ir até o site acesso.gov.br e criar uma conta. Não é um processo difícil. Basta seguir o passo a passo e criar uma senha. Essa, aliás, é a senha que você vai usar na denúncia em questão.

Depois de terminar esse cadastro, você vai entrar no site sit.trabalho.gov.br. É justamente aqui que você vai fazer a denúncia. É só inserir o e-mail e a senha e completar um formulário. Não precisa ter medo porque a denúncia é completamente anônima.

Atraso no 13º salário

Vale lembrar que o trabalhador tem ainda outra opção: o sindicato. Basta procurar o sindicato que lhe representa e pedir para que ele faça a denúncia. Por lá, esse sindicato não vai precisar nem incluir o seu nome da denúncia em questão.

É preciso deixar claro também que o trabalhador que teve suspensão da jornada de trabalho também deve receber o 13º salário. Por uma questão de proporcionalidade, esse valor vai ser menor, mas mesmo assim ele também precisa receber o dinheiro.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.