Veja o que fazer quando o chefe obriga o empregado a pedir demissão

A legislação trabalhista é clara sobre esse aspecto, mas muitos trabalhadores acabam abrindo mão dos seus direitos. Veja como evitar isso

2

Você já esteve em um emprego onde sentiu que o seu empregador queria que você pedisse demissão? Para boa parte das pessoas que estão lendo esse artigo a resposta é sim. Acontece que o pedido forçado de demissão é mais comum do que parece.

Um dos casos mais comuns acontece em empresas com contratos com órgãos públicos. Como muita gente trabalha com contrato, é comum que aconteçam casos onde o chefe faz de tudo para que o empregado peça demissão.

Em muitos casos, eles fazem chacota, mudam o empregado de lugar, mudam o horário ou mesmo expõem os empregados a uma carga excessiva de trabalho. Tudo para que esse trabalhador acabe desistindo do emprego.

Mas qual seria o motivo disso? É que faz toda a diferença se você se demite ou se o chefe demite você. Neste segundo caso, ele tem que pagar uma série de direitos de verbas rescisórias. Muitos chefes não querem ter que pagar isso. Por isso forçam a demissão.

O que fazer?

Quando isso acontece, o trabalhador tem duas opções. A primeira é seguir no emprego até o final do contrato. Independente de toda a situação, o empregador vai ter que pagar todas as multas rescisórias goste ele ou não.

A segunda opção é se demitir e entrar na Justiça do Trabalho. Isso ocorre principalmente onde a humilhação é notável. Nesses casos, é importante juntar provas de que você estava sendo vítima da chacota. Testemunhas, fotos e vídeos podem ajudar nisso.

Nesse último caso, o trabalhador pode reverter a demissão para uma demissão sem justa causa. Ou seja, você terá direito a uma série de benefícios que não teria em qualquer outra situação. Mas atente para a necessidade de provas.

Além da demissão

Mas é preciso não confundir. Algumas empresas realizam programas de demissões voluntárias. Isso não configura uma pressão pela saída dos empregados. Pelo contrário. Isso é um acordo para que os empregados se demitam e saiam com uma parte dos direitos.

Ou seja, não se trata de uma pressão. A pressão, ao contrário, é muito bem característica. O mais importante é não perder a cabeça e lembrar que você tem direitos.

2 Comentários
  1. […] Leia também: Veja o que fazer quando o chefe obriga o empregado a pedir demissão […]

  2. […] Leia também: – Bolsa Família: beneficiários receberão o auxílio residual dia 17 – Veja o que fazer quando o chefe obriga o empregado a pedir demissão […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.