O artigo de hoje é sobre um problema que acontece no nosso sistema digestório, que incomoda realmente. A princípio, a azia é uma sensação de queimação e dor na garganta e nas regiões superior e média do peito, além de um gosto ácido na boca. É causada pelo refluxo do ácido gástrico, que escapa do estômago e lesiona as paredes do esôfago.⠀
Algumas pessoas sentem azia de forma isolada, geralmente associada a condições passageiras, como uma refeição que não caiu bem, ou uso de roupas muito apertadas. Nesse caso, não é preciso ir ao médico.
Contudo, casos persistentes, por outro lado, devem receber atenção médica. A azia pode ser o sintoma de doenças gastrointestinais, como hérnia hiatal e hipotonia do esfíncter esofágico, além de estar associada à má alimentação e fatores emocionais. Nesse caso, é preciso procurar um gastroenterologista para diagnosticar e tratar os sintomas.⠀
Algumas causas da azia são alimentos picantes, álcool, alimentação em excesso ou roupas apertadas. Ter azia constantemente pode ser um sinal de algum problema no seu estômago, que não tem necessariamente de ser grave, mas que precisa de ser tratado. Por exemplo: pode estar com excesso ou falta de acidez.
Por outro lado, essa azia pode ser um sinal de que está a comer mais do que aquilo que o seu estômago suporta ou que está a comer excesso de alimentos picantes ou gordurosos.
Por isso, evite alimentos e bebidas que “pesem” no estômago. Refrigerantes, álcool, cafeína, chocolate, frutas cítricas, tomates, mostarda, vinagre, carnes processadas e alimentos gordurosos, condimentados, fritos etc. Além disso, beba água entre as refeições. Mantenha-se hidratado e beba a maior parte entre as refeições.
Por fim, veja um remédio natural para tratar azia aqui.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…