Para a formalização como microempreendedor individual o trabalhador precisa se enquadrar em alguma das profissões que as normas da modalidade prevê. Então, é preciso estar atento às mudanças que podem acontecer nesse quesito da categoria, a exemplo das atividades excluídas do MEI.
Assim, cada campo de atuação tem suas regulamentações específicas e nem todas as funções constam da lista do MEI, e mesmo as que já constam podem sofrer mudanças. Afinal, o mercado evolui constantemente e provoca alterações nas leis, o que exige vigilância da parte dos Microempreendedores Individuais (MEI).
Nesse sentido, um grupo abrangendo 34 atividades sofreu exclusão da categoria MEI. Sendo assim, isso resulta em alteração significativa no contexto daqueles que querem se formalizar ou já fazem parte desta modalidade de empresa.
Desse modo, vale ressaltar que o empreendedor que não encontrar exatamente a sua função na listagem do MEI, pode se enquadrar em atividades que guardam similaridade.
Quer entender melhor essa exclusão de atividades da categoria MEI? Então continue a leitura do texto até o final!
Primeiramente vale lembrar que a categoria MEI, ou Microempreendedor Individual, surgiu a cerca de quinze anos como um modo de tirar um grande número de trabalhadores da informalidade. Assim, a categoria é referente a uma modalidade empresarial com menos burocracia.
Sua criação, portanto, ocorreu por meio da Lei Complementar 128/08, que data de 19 de dezembro do ano de 2008. Sendo assim, com uma legislação que está em vigor desde 2009, o modelo empresarial trouxe amparo legal e segurança jurídica a todos aqueles que exercem alguma atividade laboral de forma autônoma.
Dessa maneira, mesmo sendo uma categoria razoavelmente nova, já sofreu alterações e os empreendedores precisam acompanhar esse movimento. Acima de tudo, nas modificações que atingem as atividades que deixam de fazer parte do rol daquelas que têm permissão para enquadramento na modalidade.
Conforme mencionamos anteriormente um grande número de funções sofreram exclusão, não podendo mais ser enquadrada como MEI. Sendo assim, o empreendedor precisa conhecer essa lista para saber como agir, caso queira atuar como microempreendedor individual.
Por fim, veja abaixo a lista com as 34 atividades que tiveram a exclusão da categoria MEI:
Então, você já tinha conhecimento dessa lista de atividades excluídas do MEI? Deixe sua resposta nos comentários.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…