Exigências extras para manter o programa ou realizar cadastro no Bolsa Família, são divulgadas. Isso porque o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) realizou uma alteração na portaria que contém a indicação da documentação necessária para atualizar ou realizar a inscrição no Cadastro Único. Esta alteração influencia no programa, pois tal inscrição é necessária para que as pessoas possam ser titulares de benefícios do governo.
Quer saber mais sobre as exigências feitas para que as pessoas possam receber o Bolsa Família? Então, continue conosco na leitura deste que traremos muitas informações sobre este assunto.
Os documentos que citaremos a seguir, são necessários tanto para a criação de um cadastro quanto para a atualização de um castrado já existente.
Em primeiro lugar, é preciso fazer inscrição no Cadastro Único e no dia 14 deste mês, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome anunciou os documentos necessários para atualização ou inscrição no Cadúnico.
Esta atualização das informações vem ocorrendo desde o começo de 2023 e com isso, cerca de 1,8 milhão de pessoas deixaram de fazer parte do programa. Pois, a partir da atualização, foi possível perceber que estas pessoas não se encaixavam mais nos requisitos para receber o benefício. Essa atitude é importante para que o número alto de pessoas que não precisam receber, causem cortes ou bloqueios no benefício. Assim como, é importante para que o governo identifique os titulares e a situação de suas famílias.
O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) está realizando a convocação de famílias para refazer a entrevista socioeconômica. Sendo assim, o titular do Bolsa Família precisará assinar um termo de responsabilidade, com o qual irá se comprometer a registrar informações verdadeiras.
No entanto, além do termo, o titular precisará apresentar algum documento para sua identificação que contenha foto. Por exemplo, RG, carteira nacional de habilitação, título de eleitor, etc. Deverá, também, apresentar um documento de no máximo três meses, como comprovante de residência. Este documento pode ser alguma conta de água, luz, internet, etc. que seja recente.
E, por fim, o titular deverá apresentar um documento de identificação de cada integrante que a família possui, como CPF ou a certidão de casamento. Ou então, algum documento contendo a frequência dos membros da família em idade escolar. Bem como, a caderneta de vacinação infantil, são documentos que podem contribuir para que atualize-se os dados.
Em primeiro lugar, é necessário possuir a inscrição no Cadastro Único. Outro requisito para que a família possa receber este benefício, é ter a renda mensal total, quando dividida entre o número de integrantes na família, de até 218 reais.
Contudo, ao receber a aprovação no programa, é necessário tomar algumas atitudes para se manter nele. Por exemplo, realizar o pré-natal, garantir frequência na escola de crianças e adolescentes em idade escolar. Manter a carteira de vacinação em dia. Bem como, manter o CadÚnico atualizado.
Veja agora: Surpresa total: confira data para comprar carros com desconto
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…