Saber como funciona a Carteira de Trabalho Digital é muito importante, pois se trata de uma iniciativa do Governo Federal que visa modernizar a relação entre empregadores e trabalhadores.
Desse modo, com a implantação dessa ferramenta, o trabalhador tem acesso a diversos benefícios que facilitam o acompanhamento das atividades laborais.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações sobre a versão digital da CTPS para que você entenda como ela funciona e quais são as vantagens.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Conforme já mencionado acima, a Carteira de Trabalho Digital é uma versão eletrônica do documento físico, com validade legal, que registra as informações trabalhistas de todos os brasileiros. Dessa maneira, esse documento é acessível por meio de um aplicativo disponível para smartphones e permite ao trabalhador acompanhar as seguintes informações:
Para obter a Carteira de Trabalho Digital, basta realizar o download do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” disponível gratuitamente na App Store e no Google Play. Desse modo, ao instalar o aplicativo, o trabalhador deverá fazer um rápido cadastro, fornecendo informações pessoais para a validação do seu perfil.
Então, após esse processo, a Carteira de Trabalho Digital estará pronta para uso.
A adoção da versão digital da CTPS traz diversas vantagens tanto para o trabalhador quanto para o empregador. Isso porque, com a versão digital, é possível acessar as informações trabalhistas em tempo real, tornando mais fácil o acompanhamento de cada vínculo empregatício.
Além disso, esse acesso ainda facilita a solicitação do seguro-desemprego e o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
A inserção de informações na Carteira de Trabalho Digital ocorre principalmente por meio do eSocial, uma plataforma online que concentra os dados trabalhistas das empresas e dos empregados.
Assim, toda vez que um novo vínculo empregatício é estabelecido, o empregador registra as informações referentes à admissão, salário, jornada de trabalho, entre outras. Dessa forma, essas informações são disponibilizadas automaticamente na CTPS Digital do trabalhador.
Os empregadores também se beneficiam da implantação da Carteira de Trabalho Digital. Isso ocorre porque, com a versão online, as empresas substituem o registro físico de informações pelo sistema digital, o que diminui a burocracia e facilita o acesso aos dados trabalhistas dos empregados.
Além disso, o uso da CTPS Digital auxilia as empresas no cumprimento de obrigações legais relacionadas à contratação e ao registro de funcionários.
Finalmente, a segurança da Carteira de Trabalho Digital é garantida por meio de um sistema de autenticação que verifica a validade das informações registradas.
Ademais, é possível compartilhar o documento digital com outras pessoas, como empregadores em potencial, de forma mais segura e rápida, por meio de um QR Code. Essa funcionalidade traz praticidade e evita possíveis falsificações.
Agora que você já sabe tudo sobre a Carteira de Trabalho Digital, baixe a sua e aproveite todas as facilidades desse documento!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…