Boa parte da população perde em torno de 100 mil e 150 mil fios de cabelo na cabeça por dia, e essa queda capilar se dá por diversos fatores, ou seja, é multifatorial. Segundo especialistas, a queda capilar precisa de avaliação. Isso porque alterações hormonais, mudanças metabólicas e até estilo de vida podem ser os principais fatores.
Outras patologias que acometem o couro cabeludo também podem fazer as madeixas caírem. A exemplo, duas delas são: dermatite seborreia e foliculite. Além disso, outra razão para queda capilar é o uso de bonés, gorros, chapéus e toucas durante as estações frias. O uso em excesso desses acessórios também podem influenciar o surgimento desses problemas.
Os hábitos na hora de cuidar do cabelo (uso exagerado de secador e chapinha) e predisposição genética reforçam a perda de fios em algumas pessoas.
1. A princípio, evitar banhos com água muito quente;
2. Evitar alisamentos e química nos cabelos;
3. Evitar o uso de esteróides anabolizantes;
4. Por fim, evitar alimentação pobre em vitaminas.
A água quando em altas temperaturas remove a oleosidade natural dos fios e do couro cabeludo, levando a perda de fios capilares.
Além disso, a química e alisamentos quando utilizados de maneira excessiva podem causar irritação no couro cabeludo e a quebra dos fios.
Somando-se a isso, vale dizer que o excesso de testosterona é um fator determinante na queda capilar, dessa forma o uso do hormônio masculino quando de forma irresponsável pode favorecer a perda dos fios.
Sobretudo, uma alimentação inadequada, pobre em vitaminas e minerais, pode causar a disfunção de diversos órgãos e sistemas do corpo, bem como o cabelo e o couro cabeludo.
Por fim, veja também: 4 dicas práticas para reduzir a queda de cabelo.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…