Vegetariano x Vegano: quais as diferenças?

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Ainda há pessoas que confundem um hábito vegano com um vegetariano. Atualmente, cerca de 14% da população brasileira deixou de comer carne, o número vem crescendo cada dia mais. Essa porcentagem equivale a mais de 30 milhões de brasileiros.

Entretanto, qual é a diferença entre os dois? Continue a leitura para saber mais!

Vegano X vegetariano

O vegetariano está mais preso à um hábito alimentar enquanto o vegano outro possui uma filosofia de vida mais abrangente. Ou seja, possui relações com a forma de se vestir, ideologias e até mesmo sobre o tipo de produto que consome. Não podem usar nada que veio de uma vida animal: o leite, carne, queijo, lã. Além disso, os produtos que foram testados em bichos como macacos ou ratos.  Contudo, o vegetarianismo apenas deixa de lado a carne. Entretanto,  isso não o impede de consumir proteínas animais como ovos, leites, couro, mel e a lã.

O recomendado é que, para começar a seguir essa nova rotina, você busque um profissional da saúde na área de nutrição para auxiliar a montar uma dieta. Também é importante realizar pesquisas sobre o assunto pois são inúmeros detalhes a serem analisados.

Como repor as proteínas?

Uma das maiores preocupações é: como irei repor todas essas proteínas? Uma alternativa bastante completa é o feijão com arroz porque a mistura contém uma série de aminoácidos. Já a nutricionista Beatriz Pellin Moser indica que seus pacientes comecem a ingerir ervilhas e grão de bico em alguma refeição diária como almoço ou janta.

Vale ressaltar que, apesar de ser um tema pouco abordado e rodeado de preconceitos, existem inúmeras receitas e formas de se alimentar sem sofrer com sacrifícios ou doenças. Para o natal, por exemplo, já existe o Tender, chocotone e mousse de goibada. Todos com receitas veganas e postadas através do Brasil 123 (caso queira saber como preparar, basta clicar em cima do nome). Além disso, existem opções como o pão de queijo em que o sabor não muda praticamente nada em relação àquele com produtos de origem animal.

Segue uma lista abaixo de como repor outros nutrientes além da proteína:

Cálcio: couve, brócolis e repolho.

Ferro: couve e no espinafre.

Vitamina B12: Pode ser encontrada através de ovos no caso de vegetariano e através de suplementos alimentares para vegano.

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Você pode deixar nos comentários qual sua opinião!

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1 comentário
  1. […] pensando como em se tornar vegano? Enquanto o vegetariano possui uma dieta limitada em apenas não ingerir carnes, a opção vegana está envolvendo um […]

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