Vaticano realiza operação contra corrupção na Basílica de São Pedro

Suspeita da polícia é que tenha existido uma rede de corrupção em reforma da Basílica. Computadores foram apreendidos

0

O Vaticano amanheceu nesta terça-feira (30) com uma denúncia de corrupção. A polícia local realizou buscas e apreensões em escritórios administrativos da Basílica de São Pedro. De acordo com informações oficiais, computadores e documentos foram apreendidos no local.

O escritório que foi alvo da ação é responsável pelo processo de manutenção e restauração da Basílica de São Pedro. A suspeita é que tenha existido uma rede de corrupção nesse sentido. Seja como for, os policiais não deram muitos detalhes.

Se sabe, por exemplo, que os promotores fizeram essa busca se baseando em um relatório de um auditor geral. Mas as autoridades não explicaram o que tinha nesse relatório. Mas o mesmo comissário que entregou esse relatório já tinha pedido uma investigação sobre irregularidades no coral da Capela Sistina.

O Vaticano se pronunciou sobre a ação. De acordo com a assessoria de imprensa do local, o material foi apreendido na Fabbrica di San Pietro. Esse escritório foi construído ainda no século XV. Ou seja, é um prédio mais antigo do que a própria Basílica de São Pedro.

Em outubro do ano passado, a polícia do Vaticano já tinha realizado uma operação semelhante. Na ocasião, o caso envolvia uma investigação em um departamento sobre compra de um prédio em uma área nobre de Londres, no Reino Unido.

São Pedro

Sem cravar, a agência de notícias Reuters ventilou a possibilidade de que a operação de hoje foi motivada por suspeitas de irregularidades em um contrato. Vale lembrar que este contrato poderia ser referente ao processo de restauração da Basílica de São Pedro.

Atualmente, a Basílica está parcialmente coberta por andaimes. Trata-se de uma das estruturas mais visitadas pelos turistas e locais no Vaticano. Muitos católicos consideram a Basílica de São Pedro como o maior e mais importante edifício religioso do catolicismo no mundo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.