A Câmara pretende debater questões referentes à valorização dos profissionais de apoio escolar, em audiência pública na câmara.
Nesse sentido, destaca-se a importância do trabalho desses profissionais, apontando para grande número de atividades que esse grupo desempenham.
Esse texto traz a opinião da deputada e professora que solicitou esse debate, se você quer saber as motivações da parlamentar e tudo que se espera dessa audiência pública. Continue a leitura até o final!
Primeiramente, a Comissão de Educação realiza um debate no próximo dia 3 (segunda-feira) na Câmara dos Deputados.
A saber, o debate foi uma solicitação da Deputada e Professora Luciene Cavalcante e acontecerá às 14 horas, no plenário 10 da Câmara.
Desse modo, o colegiado pretende discutir medidas que valorizem a atividade dos profissionais que exercem a função de apoio escolar.
A princípio, a Professora Luciene Cavalcante, deputada pelo partido Psol de São Paulo, solicitou a audiência pública, destacando a importância desses profissionais da educação básica. Apontou assim para os papéis que eles desempenham, atuam na gestão e realizando serviços de apoio técnico e administrativo ou operacional. Portanto enalteceu o papel desses profissionais afirmando que eles desempenham um papel fundamental dentro das instituições de ensino.
Assim, mencionou que eles auxiliam professores e alunos no processo de aprendizagem. Ainda reforçou que o trabalho do profissional de apoio escolar contribui no sentido de promover um ambiente escolar que seja saudável e traga segurança a todos.
Contudo, a Professora Luciene Cavalcante, lembrou o fato de não haver uma regulamentação no país, para estabelecer normas para a formação e plano de carreira desses profissionais. Salientou que por diversas vezes não existe o reconhecimento e nem a valorização que merecem, fator que gera, portanto, problemas como a dificuldade de fixação, além da falta de motivação e dos baixos salários.
A parlamentar ressaltou também que a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) prevê que as redes de ensino têm a obrigação de garantir a formação e a valorização de todos os profissionais da educação. Isso inclui também os que atuam na área de apoio, como os auxiliares escolares. Todavia, salientou que proporcionar essa formação é de responsabilidade de cada estado. Ou seja, a implementação dessas diretrizes depende da realidade e das possibilidades de cada ente federado.
Por fim, os profissionais da educação básica que realizam suas atividades em diversos segmentos do ambiente escolar são pilares fundamentais das instituições de ensino. Acima de tudo, atuando com habilidades organizacionais e conhecimento em procedimentos administrativos, eles garantem o funcionamento eficiente das escolas.
Além disso, esses profissionais auxiliam na criação de um ambiente escolar adequado, cuidando da infraestrutura, da logística e do bem-estar dos alunos e de todos os envolvidos no cotidiano escolar.
Desse modo, seu trabalho colaborativo com os professores e demais membros da equipe escolar contribui para o bom andamento do processo de aprendizagem. Além de proporcionar condições ideais para que os estudantes possam desenvolver todo o seu potencial.
Você acredita que o debate proposto pela comissão de educação realmente trará valorização dos profissionais de apoio escolar? Deixe sua opinião nos comentários.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…