Após um pouco mais de um mês da reabertura do Sistema de Valores a Receber (SVR), cerca de 4,8 milhões de pessoas solicitaram o resgate de R$ 342,2 milhões. A saber, este dado foi divulgado nesta segunda-feira (10), pelo Banco Central (BC).
Vale destacar que o balanço abrange os pedidos realizados desde 7 de março, primeiro dia dos saques, até o último domingo (9).
De acordo com o BC, o maior valor resgatado por uma pessoa física desde o início do programa correspondeu a R$ 749,5 mil.
No entanto, a maior quantia resgatada individualmente foi de R$ 3,3 milhões, e o saque foi feito por uma empresa.
Ainda mais, o número de pessoas que pediram o resgate de valores a receber desde o início do programa soma 1,45 milhão.
Segundo a autoridade monetária, o SVR permanecerá aberto para todos, sem interrupções programadas, para que cada um possa recuperar os valores esquecidos no sistema financeiro.
Cabe mencionar que as consultas aos valores a receber foram reabertas em 28 de fevereiro.
Então, conforme o balanço mais recente do BC, até este domingo (9), 122,2 milhões de consultas haviam sido feitas.
Assim, desse total, 56,5 milhões (46%) apontaram quantias a receber e 65,7 milhões (54%) não encontraram valores esquecidos.
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Para saber se tem valores a receber, ou seja, se possui algum dinheiro esquecido em alguma instituição financeira, você deve acessar o site do Banco Central.
Então, você preenche os seus dados e se tiver algum valor a receber, será orientado a acessar o SVR.
Assim, ao fazer o login, terá a opção “Meus valores a receber” para saber todas as origens e total para resgate.
Vale explicar que para resgatar os valores a receber (pessoa física) ou de falecidos, o usuário precisa ter conta no Portal Gov.br de nível prata ou ouro.
Para reaver valores de pessoa jurídica, precisa ter conta no Portal Gov.br com o Cadastro Nacional Pessoa Jurídica vinculado (com qualquer tipo de vínculo, exceto colaborador).
Além disso, é preciso informar que algumas instituições não assinaram o Termo de Adesão com o Banco Central. Dessa forma, não é possível solicitar o saque direto pelo sistema. Então, o cidadão deve entrar em contato diretamente com a instituição.
Já para o caso em que for disponibilizado o resgate diretamente pelo sistema, os passos a seguir são:
Nesse caso, você receberá o valor em até 12 dias úteis.
Por fim, saiba que a instituição pode entrar em contato pelo telefone ou pelo e-mail indicado por você para confirmar a sua identidade ou tirar dúvidas sobre a forma de devolução. Esse é um procedimento para sua segurança e da instituição. No entanto, preste atenção! Não forneça senhas a ninguém.
Com informações da Agência Brasil e do Banco Central
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