Desde a última segunda-feira (7), o cidadão que tiver valores a receber que tenham sido “esquecidos” nos bancos, conforme consulta prévia oferecida pelo Banco Central (BC), vai precisar da conta nível Prata ou Ouro na plataforma GOV.BR para saber o valor e solicitar a transferência.
Caso tenha algum valor a receber, o cidadão recebe a informação da data para acessar o serviço e, então, ter acesso ao valor e à possibilidade de transferência do recurso.
Vale destacar que o recurso só poderá ser transferido caso tenha logado no GOV.BR. Se ainda não tiver conta na plataforma, poderá fazê-la a qualquer momento.
“Serviços como este no GOV.BR tornam mais fácil, ágil e cômoda a vida do cidadão. Ele pode realizar toda a consulta por valores a receber e fazer a transferência do dinheiro para sua conta da poltrona de casa, se quiser”, ressalta o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.
Valores a receber: Consultas e transferências podem ser feitas no Gov.br – Foto: ReproduçãoOs níveis Prata e Ouro propiciam maior segurança para o cidadão. A orientação é que as pessoas com valores a receber já efetuem a conta em um desses níveis. A estimativa é que aproximadamente 28 milhões de usuários utilizem o serviço ‘Valores a Receber’ pelo GOV.BR.
Para obter as contas Prata ou Ouro, basta acessar o GOV.BR (via web ou aplicativo pela instituição financeira). São sete já integradas à plataforma do governo federal: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BRB, Banrisul, Santander, Bradesco e Sicoob.
Outra forma é acessar o aplicativo GOV.BR e realizar a biometria facial. A saber, o aplicativo GOV.BR é acessado tanto por aparelhos celulares iOS quanto Android.
A plataforma digital de relacionamento do cidadão com o governo federal já conta com 125 milhões de pessoas cadastradas, e oferece acesso a cerca de 4,8 mil serviços do governo federal, sendo 73% totalmente digitais.
Entre eles, alguns dos principais destaques são a prova de vida digital do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e as carteiras de trânsito e de trabalho.
Siga as orientações:
Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br e preencha o seu CPF ou CNPJ;
Com informações do Ministério da Economia
Leia ainda: Auxílio Emergencial: Quem recebeu de forma indevida pode devolver em até 60 vezes
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…