O Vale Gás Nacional, também conhecido por Auxílio Gás, é um benefício instituído pelo Governo Federal que repassa um valor para ajudar as famílias em vulnerabilidade social na compra do gás de cozinha, item que apresenta aumentos constantes no país inteiro.
É importante mencionar que os pagamentos são feitos junto com o Auxílio Brasil, mas tem o diferencial de apresentar os créditos a cada 2 meses.
Siga a leitura para ter mais detalhes e ver quem recebe nesta terça-feira (25).
O ingresso de famílias e a sua permanência no enquadramento do Vale Gás ocorrerão com o registro de seus integrantes no Cadastro Único, desde que apresentem dados cadastrais atualizados.
A saber, as famílias com dados inconsistentes no Cadastro Único poderão ser impedidas de ingressar no Programa, até que sejam sanadas as inconsistências identificadas.
Lembrando que podem receber:
As famílias elegíveis a receber o Vale Gás são ordenadas, de acordo com os seguintes critérios, sucessivamente:
Excepcionalmente nos primeiros 90 dias de implantação do Programa, as famílias elegíveis foram ordenadas, de acordo com os seguintes critérios, sucessivamente:
I – Beneficiárias do Programa Auxílio Brasil;
II – Com menor renda per capita; e
III – Com maior quantidade de membros na família.
Cabe mencionar que o repasse é único por família, em meses alternados, e pelo período de agosto a dezembro de 2022, o crédito será feito no valor correspondente a 100% do preço médio nacional do gás de cozinha.
Desse modo, para a rodada de outubro, ficou estabelecido o valor do Vale Gás em dobro de R$ 112.
A saber, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicará no seu endereço eletrônico, mensalmente, até o 10º (décimo) dia útil do mês, o valor da média dos 6 meses anteriores referente ao preço nacional do botijão de 13 kg ao consumidor final, de acordo com o Sistema de Levantamento de Preços (SLP) ou outra fonte que venha a substituí-la.
Leia ainda: IMPOSTO DE RENDA: Pagamento de LOTE RESIDUAL já tem data; veja como consultar
O valor do benefício será liberado em conta digital ou bancária. Caso a família não tenha acesso a uma dessas opções de conta será aberta, automaticamente, uma poupança social digital, quando possível.
Além disso, o prazo para saque é de 120 dias, contados da data que for disponibilizado o benefício na opção de pagamento.
Por fim, vale destacar que não existe orçamento disponível para que todos os beneficiários do Auxílio Brasil recebam também o Vale Gás, mas o governo alega que até o final de 2023 isso vai acontecer.
Veja também: KIT ANTENA DO CADÚNICO: Veja o número que deve ligar para agendar a instalação
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…