Vale encerra primeiro trimestre com forte alta do minério de ferro

Vendas e produção dispararam 14,8% de janeiro a março

1

A Vale tem muito o que comemorar em 2021. Isso porque, no primeiro trimestre do ano, a mineradora registrou um forte crescimento de 14,8% em suas vendas de minério de ferro quando comparado ao mesmo trimestre de 2020. Assim, chegou a 59,298 milhões de toneladas vendidas no período.

A saber, o resultado alcançado pela Vale com as vendas no ano passado ficou em 51,656 milhões de toneladas. Aliás, todos os dados fazem parte do relatório de produção do primeiro trimestre, cuja divulgação ocorreu nesta segunda-feira (19).

De acordo com a Vale, houve um crescimento de 11% nos volumes de vendas de finos de minério de ferro e pelotas, totalizando 65,6 milhões de toneladas no primeiro trimestre de 2021. E isso aconteceu devido à produção expressiva de minério de ferro no período.

Também vale ressaltar a recuperação da demanda da commodity no mercado chinês, a referência mundial para os preços do minério de ferro. Nesse caso, a necessidade de manter uma produtividade elevada nos altos-fornos impulsionou os índices de referência na China.

Produção também cresce no trimestre

Além disso, a produção de minério de ferro também cresceu expressivamente no período. Em resumo, houve uma forte alta de 14,2% de janeiro a março em relação ao mesmo trimestre de 2020. Dessa forma, o volume produzido passou de 59,605 milhões de toneladas para 68,045 milhões de toneladas.

Segundo a Vale, o bom desempenho no trimestre aconteceu graças à retomada gradativa de operações em diversos complexos, como Timbopeba, Fábrica e Vargem Grande. Ao mesmo tempo, menos chuvas em janeiro, maior volume de compras e melhor desempenho em algumas regiões ajudou no resultado.

Por outro lado, a Vale sofreu um tombo de 19,5% em relação ao último trimestre do ano passado, mas a mineradora alega a “sazonalidade habitual” como a principal razão para isso. Um exemplo disso é o período chuvoso no Pará no começo do ano, que afeta diretamente as operações da mineradora.

Por fim, o relatório da Vale indicou uma queda muito expressiva de 44,5% na produção de carvão na comparação com o mesmo trimestre de 2020. Em síntese, o volume passou de 1,963 milhão de toneladas no ano passado para 1,090 milhão de toneladas neste ano.

Leia Mais: Dólar comercial emenda quinto pregão seguido em queda

5/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.