Para saber se vale a pena ter plano de saúde, saiba que o convênio médico oferece descontos para pessoas que são beneficiárias e, muitas vezes, as consultas nem são pagas. Desse modo, tanto os pacientes conseguem ter mais acesso aos profissionais de saúde como os médicos também conseguem atender mais pessoas.
Ou seja, essa via de mão dupla favorece ambos os lados, mas será que vale a pena ter plano de saúde? Afinal, não são todos os meses que vamos ao médico e, ainda assim, o pagamento continua sendo mensal, não é mesmo? Por isso, veja vantagens e desvantagens de se contratar um plano de saúde e tire suas próprias conclusões. Acompanhe:
De acordo com a Demografia Médica, não existe uma quantidade de médicos que seja suficiente para atender boa parte da população brasileira pelo SUS, planos de saúde e convênios médicos. A mesma pesquisa ainda aponta que a grande maioria da população (71,5%) ainda depende somente do SUS para buscar atendimento médico.
Então, será que vale a pena ter plano de saúde para, assim, sair da fila do SUS? Veja abaixo as vantagens e desvantagens:
Como existe uma parcela de pessoas que são beneficiárias de planos de saúde e convênios médicos, saiba que a atração de pacientes para o seu consultório aumenta. Pois, os beneficiários do plano sempre vão buscar os profissionais que estão cadastrados em uma nominata pertencente ao convênio dela.
O fluxo de caixa é consequência da atração de clientes que foi mencionada acima, afinal, quando você presta um bom atendimento, logo as pessoas fazem o marketing orgânico para seu consultório. Com isso, mais pacientes vão buscar consultas e isso gera um fluxo de caixa maior para o seu consultório.
Outro fator que está relacionado ao aumento da procura de pacientes é a experiência que é adquirida conforme você atende mais pessoas. Afinal, da mesma forma que os pacientes precisam do médico, os profissionais de saúde também aprendem cada vez mais na prática conversando com essas pessoas.
Entre as desvantagens do plano de saúde, o tempo menor para atendimento é uma delas, visto que o aumento da procura faz com que sua agenda fique mais apertada. Além disso, existem algumas operadoras que oferecem limite de tempo para sua prestação de serviços e isso reduz o tempo da consulta.
Um dos males do Brasil é a burocracia e uma das desvantagens do plano de saúde é justamente ter que lidar com toda a papelada. Seja os médicos que precisam assinar contratos com as operadoras, seja para os pacientes que precisam autorizar guias de atendimento antes de quaisquer consultas.
Pesquisas apontam que a grande maioria da população ainda depende somente do SUS para buscar atendimento médico – Reprodução AdobeStockAo contrário dos atendimentos particulares em que o médico consegue precificar o serviço de acordo com o lucro esperado, os planos de saúde oferecem valores padronizados para os profissionais de saúde. Com isso, os médicos precisam fazer muitas consultas para conseguirem uma boa margem de lucro e os pacientes acabam com pouco tempo no consultório.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…