Muitos trabalhadores brasileiros aguardam todos os anos o dinheiro do PIS/PASEP. Assim, o abono faz muita diferença e permite aos beneficiários quitar dívidas ou realizar planos. Porém, muitos possuem dúvidas de como utilizar de forma inteligente o benefício.
O Programa de Integração Social (PIS) tem como destino os funcionários da iniciativa privada. Já o Programa de Formação do Patrimônio Público (PASEP) tem destino aos funcionários das redes públicas do país. Dessa forma, esses programas permitem o acesso de parte da contribuição de seus empregados.
Para ter acesso aos benefícios é necessário estar inscrito nos programas há pelo menos cinco anos. Confira a seguir cinco formas de usar o seu abono salarial de forma inteligente.
A vida é uma caixinha de surpresas e imprevistos costumam acontecer. Assim, mesmo que você possua boa relação financeira com os bancos e o seu nome esteja limpo, é necessário possuir um fundo de emergência. Da mesma forma, caso você esteja com o nome sujo e negativado, o ideal é possuir uma reserva de emergência.
Assim, você poderá depositar o valor do abono salarial em uma conta particular. Idealmente, um fundo de emergência deve possuir um montante no valor de gastos de seis meses.
Em caso de situação financeira caótica, o melhor é não reservar, mas sim pagar completamente as dívidas. Para isso, você deverá comparar o valor do benefício com o valor que você precisa pagar. Dessa forma, se for suficiente, você deverá quitar a dívida e não admita adiamentos.
Caso contrário, você pode recorrer a uma negociação junto ao Serasa, pois é comum que haja um desconto do valor devido.
Caso o dinheiro do abono esteja sobrando para você, ele poderá ser aplicado em um investimento. Existem diversos modos de realizar um investimento e gerar uma boa rentabilidade. Por exemplo, CDBs, LCIs, LCAs e Tesouro Direto.
O CDB é um investimento de renda fixa que possui a comodidade de estar presente em diversos bancos. Além disso, ele fornece uma rentabilidade maior que a poupança.
A LCI e a LCA são também investimentos de renda fixa, porém são isentos do Imposto de Renda. O primeiro, destina-se ao crédito imobiliário, enquanto o segundo fornece crédito ao agronegócio. Ambos se parecem com os CDBs.
O Tesouro Direto é uma forma de investimento em bolsa de valores, ou seja, nesse caso o dinheiro é emprestado ao governo.
Outra forma de utilizar de forma inteligente o seu PIS/PASEP é aproveitar para pagar os tributos anuais. Por exemplo, IPVA e IPTU. Além disso, em determinados casos é possível conseguir um desconto através do pagamento à vista.
Após a pandemia, muitos brasileiros perderam o emprego e buscam se recolocar no mercado profissional. Porém, mesmo para quem possui renda agora, as três principais áreas de destino do dinheiro são: alimentação, saúde e educação.
Dessa maneira, uma forma de utilizar o seu abono salarial de forma inteligente é investir em si. Assim, procure se profissionalizar e, quem sabe, poderá aprender a como buscar novas formas de renda.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…