Muitos clientes da Shein estão usando seus perfis na internet para reclamar que o Governo Federal está tributando muitos brasileiros em suas compras. Isso porque os produtos importados são obrigados a pagar alguns impostos, mas as lojas chinesas nunca tiveram, de fato, que pagar toda essa tributação. Com a nova realidade, os produtos estão ficando mais caros.
Por isso, hoje vamos entender os motivos da tributação das compras da Shein e também de outras lojas chinesas. Além disso, vamos entender o que você pode fazer para diminuir as chances de ter que pagar altos impostos em suas compras.
As compras feitas de fora do Brasil devem ser tributadas, por lei, seguindo algumas regras. Apesar disso, a tributação nem sempre acontece, dado que o volume de importações aumentou muito nos últimos anos. A explicação é que os produtos chineses possuem valores até 60% menores que os produtos brasileiros. Com o grande volume de encomendas da Shopee e da Shein, a Receita Federal não dá conta de tributar todos os pacotes.
Contudo, ordens do Governo Federal parecem prezar pela maior fiscalização do comércio internacional. Dessa forma, as compras não declaradas devidamente terão a incidência de multa, que pesa no bolso do consumidor. Em alguns casos, o valor do imposto chega a ser mais alto que o valor do próprio produto.
Segundo especialistas, a tributação serve para proteger a indústria brasileira, que vem pressionando o governo contra as gigantes asiáticas. A medida também servirá, por exemplo, para quem fizer compras pelo Ali Express, outra gigante do varejo mundial.
“É uma concorrência desleal”, afirmou o presidente da Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo (FPE), o deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP). Além disso, o próprio presidente criticou a entrada dos produtos chineses sem o pagamento de impostos. “Está crescendo a importação de produtos que não pagam nenhum imposto nesse País“, disse Lula ao Brasil247.
Com isso, produtos da Shein e da Shopee podem ficar mais caros nos próximos meses.
Apesar da nova realidade brasileira, especialistas dizem que é possível diminuir as chances de ter que pagar impostos nas compras na Shein. Isso porque existem algumas regras de tributação que podem ser favoráveis aos brasileiros na hora de fazer as compras.
Assim, a tributação deve incidir apenas em compras acima de R$ 250, aproximadamente. Com isso, as compras de baixos valores podem chegar ao país sem custos adicionais. Por isso, especialistas dizem que os clientes da Shein e de outras lojas devem fazer diversos pedidos de valores baixos e evitar concentrar todas as compras em apenas um pedido. O ruim dessa modalidade, porém, seria a forma de pagamento, que não permitiria parcelamentos nas lojas.
Além disso, especialistas dizem que não são todas as compras da Shein que são tributadas e, por isso, muitos brasileiros ainda podem seguir comprando sem problemas.
Veja também: Salário mínimo pode ter NOVIDADE em 2024
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…