Vacinação na Escócia reduz internações por Covid em mais de 85%
Sobre notícias boas, a vacinação na Escócia reduziu internações por Covid-19 em mais de 85% recentemente.
Sobre notícias boas, a vacinação na Escócia reduziu internações por Covid-19 em mais de 85% recentemente. Essa foi a constatação, portanto, dos primeiros dados sobre o impacto do programa de vacinação no Reino Unido.
O estudo contabilizou cerca de 1,14 milhão de doses aplicadas na Escócia. As doses permitiram a imunização de 21% da população escocesa, entre 8 de dezembro e 15 de fevereiro. Em média, 650 mil cidadãos receberam o imunizante da Pfizer, feito em parceria com a BioNTech. 490 mil, portanto, tomaram a vacina criada pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford.
Redução de internações como resultado do programa de vacinação
A primeira fórmula da vacina foi responsável pela diminuição das internações por Covid-19 em 85%. A segunda fórmula reduziu as internações em 94% na Escócia. Logo, a conclusão foi feita por um estudo, realizado por universidades escocesas junto com a Public Health Scotland. Os resultados também foram positivos entre pacientes com 80 anos ou mais: a vacinação reduziu as internações em 81% nessa faixa etária. “Esses efeitos são muito animadores e dão ótimos motivos para estarmos otimistas com o futuro. Assim, temos evidências nacionais — em todo o país — de que a vacinação protege contra hospitalizações por Covid-19”, declara Aziz Sheikh, diretor do Instituto Usher da Universidade de Edimburgo.
Foi observado, contudo, um aparente aumento no número de internações. O ocorrido foi 21 dias após as pessoas receberem a vacina da Pfizer. Isso pode ser explicado pelo fato de ambas as vacinas terem sido oferecidas em doses únicas até 12 semanas (três meses) — mesmo com a orientação de uma segunda dose da Pfizer em três semanas. Chris Robertson, líder de estatísticas do grupo de proteção à saúde da Public Health Scotland, não faz associação da ocorrência a uma redução de imunidade. Ele diz que é preciso acompanhar a longo prazo, para que obter análises mais detalhadas e compreender a situação.
Celebração dos resultados da vacinação na Escócia
Os novos dados foram comemorados pelas entidades de saúde escocesas. Isso porque demonstram a eficácia do programa de imunização contra o novo coronavírus. Outra boa notícia é a disponibilidade de mais leitos de hospital na Escócia. Com menos internações, consequentemente existem mais vagas disponíveis para quem necessitar de tratamento para casos graves de infecção pelo novo coronavírus.