Vacinação da gripe em São Paulo amplia público

A campanha de vacinação contra a gripe no estado de São Paulo foi prorrogada e abrangerá toda a população.

0

O governo do estado de São Paulo prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe. Anteriormente, a campanha iria se encerrar nesta terça-feira, 30 de junho. Porém, como parte de uma ação para reduzir o número de pessoas que apresentam problemas relacionados a sintomas respiratórios nos próximos meses, foi prorrogada a vacinação.

Agora, será possível se vacinar em uma das 468 unidades básicas de saúde (UBS) da capital até o dia 24 de julho. A princípio, a vacinação seria destinada apenas aos grupos prioritários, como idosos, gestantes e doentes crônicos. Contudo, visando facilitar o diagnóstico de casos do novo coronavírus, o público da campanha foi estendido. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), a campanha será estendida a toda a população. Ou seja, a vacina também passará a ficar disponível para pessoas que não pertencem aos grupos de risco.

Apesar de a vacina contra a gripe não imunizar contra o novo coronavírus, ela auxilia em seu diagnóstico. Isso porque pessoas que foram imunizadas tendem a ter menos problemas respiratórios. Dessa forma, caso surja um problema de saúde do tipo, haverá a suspeita de um caso de Covid-19.

Vacinação contra a gripe perto da meta

Segundo a gestão municipal, já foram aplicadas 4 milhões de doses durante a campanha de vacinação. Assim, a campanha já teria atingido um total de 85,6% do público prioritário. A meta do governo é de imunizar 90% desse grupo.

Para evitar a propagação da Covid-19 durante a campanha de vacinação, os profissionais de saúde receberam treinamento. Desse modo, a orientação é que as filas sejam organizadas respeitando o distanciamento social. Também serão feitas triagens a fim de identificar possíveis casos suspeitos. Nesses casos, a pessoa será orientada a usar máscara e permanecer em isolamento, adiando a aplicação da vacina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.