Vacinação chega à cidade italiana que teve primeiro caso de covid no Ocidente

1

A Itália celebra a primeira aplicação da vacina anti-covid neste domingo (27) na mesma sala que, em fevereiro, identificou o primeiro caso de coronavírus fora da Ásia. Codogno, vilarejo de 16 mil habitantes do norte da Itália, recebeu as primeiras doses do país no Vax Day, o dia que dá início à campanha de vacinação na União Europeia. Os 27 países do bloco aplicam doses do medicamento desenvolvido pela Pfizer/BioNTech. 

Os frascos do imunizante chegaram pela manhã em Codogno. A primeira vacinada é Lucia Premoli, uma das enfermeiras que cuidou do paciente número 1 com a covid-19 fora da China.

“Queríamos combinar simbolicamente os dois eventos, o primeiro teste positivo e a primeira vacinação, aqui em Codogno, para dar uma sensação de continuidade na luta contra o vírus”, explica Salvatore Gioia, um dos organizadores da campanha na região. 

Vacinação na Europa

A União Europeia começou a campanha de vacinação em massa neste domingo (27). O bloco lançou um programa de imunização transfronteiriço sem precedentes na história. É uma parte dos esforços para acabar com uma pandemia Covid-19 que afetou as economias e matou mais de 1,7 milhão de pessoas em todo o mundo.

Depois que governos europeus foram criticados por não trabalharem juntos para combater a propagação do vírus no início de 2020, o objetivo desta vez é garantir que haja igualdade de acesso às vacinas em toda a região.

A região de 450 milhões de pessoas fechou contratos com uma série de fornecedores para mais de dois bilhões de doses de vacina. Além disso, a meta dos países-membros é vacinar todos os adultos durante 2021.

Apesar da campanha no bloco só começar neste domingo, Hungria e Eslováquia iniciaram a imunização ainda no sábado (26), no mesmo dia em que receberam os carregamentos. A Alemanha também já deu algumas doses e a primeira pessoa vacinada é uma mulher de 101 anos. Além dela, outros idosos de um lar da terceira idade foram imunizados ontem.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.