Uso de transporte público cai em cidades brasileiras, aponta relatório

A cidade que apresentou a maior queda quando o assunto foi usar menos o transporte público foi Salvador. Por lá, 45,3% dos usuários afirmaram estarem usando menos o meio de transporte

0

Uma pesquisa realizada pela Moovit mostrou nesta quarta-feira (27) que 36% dos passageiros de dez regiões metropolitanas brasileiras estão usando menos transporte público durante a pandemia da Covid-19.

Leia também: Gastos de brasileiros no exterior atinge menor nível em 15 anos, diz BC

De acordo com a empresa, os dados foram apurados com 13 mil usuários durante o mês de novembro do ano passado. Para coletar os dados, a companhia usou um questionário online e as respostas foram cruzadas com as informações das viagens registradas no aplicativo da Moovit.

De acordo com a empresa, o relatório analisou as regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

A cidade que apresentou a maior queda quando o assunto foi usar menos o transporte público foi Salvador. Por lá, 45,3% dos usuários afirmaram estarem usando menos o meio de transporte.

Agora, quando o assunto foi parar totalmente de usar o meio, cidades como Campinas (6,2%), Curitiba (5,7%) e Porto Alegre (5,4%) foram as campeãs.

Transporte público: viagens demoradas, esperas também

O levantamento também revelou dados sobre o tempo de deslocamento. Na ponta, o Rio de Janeiro é o lugar onde as pessoas mais despendem do tempo para se locomoverem.

Isso porque, na capital carioca, a média de tempo gasto pelos passageiros em um trajeto único usando o transporte público, seja na ida ou na volta ao trabalho é de 67 minutos.

Quando o assunto foi tempo de espera pelo transporte público quem venceu foi Recife, local em que o passageiro tem que esperar, em média, 31 minutos para pegar a condução.

A matéria do Brasil 123 usou apenas os principais dados do levantamento. Quem quiser entrar e ver o relatório, formado por tabelas dinâmicas, basta clicar aqui e ir até o site da Moovit. É possível conferir também os resultados de outros 27 países. Ao todo, há dados de 104 cidades ao redor do mundo.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.