Urgente: PIS/PASEP não cai e Caixa ensina o que fazer

O PIS/PASEP é um benefício que alcança cerca de 23 milhões de trabalhadores em 2023, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 24,4 bilhões. No entanto, muitos trabalhadores relatam que o benefício não caiu em suas contas.  

Pensando nisso, separamos algumas informações cedidas pela Caixa para que você possa resolver esse problema de maneira rápida e simples.

Acompanhe a leitura até o final e confira!  

O que é o PIS/PASEP?

O PIS e o PASEP são programas vinculados ao Governo, que tem como finalidade o pagamento de benefícios aos trabalhadores. Assim sendo, o Programa de Integração Social (PIS) volta-se para os funcionários de empresas privadas. Enquanto o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) beneficia os servidores públicos. 

No entanto, ambos os programas são financiados pelas empresas, que contribuem mensalmente com um valor correspondente a um percentual do faturamento, para formar um fundo. 

Assim, esse fundo é utilizado para o pagamento de abono salarial, seguro desemprego, saldo do FGTS, entre outros benefícios. 

Quem pode receber o PIS/PASEP em 2023?

Resumidamente, podem receber o PIS/PASEP em 2023 quem preencher os seguintes critérios:

  • Estar inscrito no programa do PIS/PASEP há, pelo menos, cinco anos;
  • Ter trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias consecutivos ou não;
  • Ter recebido até dois salários mínimos;
  • Ter os dados trabalhistas corretamente informados e atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Por que o abono não cai na conta?

Conforme já dito anteriormente, alguns trabalhadores estão tendo problemas com o depósito do PIS/PASEP 2023. 

Acontece que existem algumas possibilidades que explicam a falta do depósito do benefício na conta do trabalhador. Uma delas é o não cumprimento de todos os critérios estabelecidos pelo Governo para a concessão do abono.

Outra situação envolve a falta de informações corretas na RAIS por parte do empregador. Isso porque, se os dados não estiverem certos, o trabalhador perde a possibilidade de receber o abono salarial. 

Além disso, o benefício pode ter sido depositado em uma conta bancária diferente daquela em que o trabalhador esperava recebê-lo. 

PIS/PASEP não cai e caixa ensina o que fazer

Caso o trabalhador cumpra todos os critérios estipulados pelo Governo Federal, mas mesmo assim o PIS/PASEP não caiu, existem algumas maneiras de solucionar o problema, de acordo com a Caixa.

Para isso, é necessário contatar a autarquia pelo Atendimento CAIXA Cidadão, no telefone 0800 726 0207. O atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, enquanto o atendimento humano ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Já para solucionar questões relacionadas ao PASEP, é necessário ligar para a Central de Atendimento do Banco do Brasil nos números 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (interior). Também é possível obter esclarecimentos pelo site do Banco do Brasil.

Agora que você já sabe o que fazer se o seu PIS/PASEP não cair, é só seguir as recomendações da Caixa para resolver o problema e ter acesso ao abono salarial.   

Karla Camacho

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