A fundação ocorreu no dia 07 de setembro de 1927, possuindo 93 anos de existência. A instituição é totalmente pública e mantida pelo Ministério da Educação. Em 2020, a Times Higher Education World University Rankings considerou a UFMG como a terceira melhor de todo o Brasil, ficando em primeiro lugar a USP – Universidade de São Paulo. No começo, seu nome era Universidade de Minas Gerais (UMG), era privada e subsidiada pelo Estado. Foi uma junção de a Escola Livre de Odontologia (1907), a Faculdade de Medicina (1911) e a Escola de Engenharia (1911). A verba no ano de 2015 era de R$ 1,9 bilhões e contavam com pouco mais de 50 mil alunos, juntamente com 3,1 mil docentes.
Leia mais: Universidade Federal da Bahia (UFBA): história e cursos disponíveis.
A maior nota de corte é para Medicina, que conta com 810 pontos. A média das notas de corte é de 714 para o ano de 2020. A menor delas pertence ao curso de arquivologia com 642 e, em seguida, biblioteconomia com 643. Radiologia e agronomia empatam com 671 pontos.
A UFMG adotou inúmeras formas de ingressos. Segundo a Lei 12.711/2012, boa parte das vagas devem ser destinadas para estudantes de escolas públicas. As opções disponíveis são: vestibular próprio, ENEM, transferência, refugiados políticos, matrícula de cortesia e convênios internacionais.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…