Unicamp abre solicitações para isenção de taxa

As solicitações para isenção da taxa de inscrição do vestibular Unicamp 2021 abriram nesta segunda-feira.

3

Abriram na manhã desta segunda-feira, 22 de junho, as solicitações para a isenção da taxa de inscrição do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 2021.

A solicitação pode ser feita por estudantes de todo o Brasil e vale também para o vestibular via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, serão destinados 20% do total de vagas para os cursos de graduação para a modalidade de ingresso Enem-Unicamp. Nesse sentido, a Unicamp está aguardando pela definição do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sobre a data do Enem para definir as datas do próprio vestibular.

A seleção do vestibular da universidade também oferece vagas em outras modalidades de ingresso. Por exemplo, vagas olímpicas, que oferece acesso à universidade para candidatos com ótimo desempenho em olimpíadas científicas e competições de conhecimento, sem vestibular. Também são reservadas 25% das vagas disponíveis para candidatos autodeclarados pretos e pardos no Vestibular Unicamp e no Enem-Unicamp. Além das cotas raciais, o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) adiciona pontos as notas dos candidatos advindos da rede pública.

Quem pode pedir a isenção da taxa da Unicamp

Para solicitar a isenção da taxa do vestibular, o candidato deve ter cursado o ensino médio regularmente em escola da rede pública. Além disso, deve ter concluído nos anos anteriores, ou concluir, em 2020, o ensino médio. Na modalidade um serão contemplados candidatos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Dessa maneira, na modalidade um serão oferecidas 6.680 isenções do pagamento da taxa.

As solicitações podem ser feitas até o dia 8 de julho no site da Unicamp. Em suma, basta preencher o formulário de pedido de isenção e encaminhar os documentos solicitados.

Por fim, a lista de contemplados será divulgada no dia 27 de julho, e eles serão automaticamente inscritos no vestibular da Unicamp.

3 Comentários
  1. […] o primeiro painel realizado na edição 2020 contou com a presença do físico e reitor da Unicamp, Marcelo Knobel para falar sobre a crise enfrentada pela ciência. De acordo com Knobel, […]

  2. […] 2021. Porém, o diagnóstico só será possível após o encerramento do período para pedidos de isenção da taxa do […]

  3. […] na taxa do vestibular 2021. Anteriormente, a lista de solicitações dos candidatos havia sido encerrada no dia 8 de julho. O resultado dos pedidos de isenção estava previsto para ser divulgado no dia […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.