‘Única saída é vacinar, o resto é paliativo’, diz Mourão sobre isolamento

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) declarou na manhã desta segunda-feira (1), que o isolamento físico das pessoas e outras medidas contra o coronavírus diferentes da vacinação são paliativos.

0

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) declarou na manhã desta segunda-feira (1), que o isolamento físico das pessoas e outras medidas contra o coronavírus diferentes da vacinação são paliativos no enfrentamento da pandemia. “Na realidade, a única saída é vacinar todo mundo”, disse Mourão à jornalistas que o questionavam sobre o isolamento social. “O resto é tudo paliativo. A saída é conseguir ir vacinando todos e ter uma vida normal.”

Mourão faz declaração no momento em que muitas cidades decretam lockdown

As declarações foram feitas por Mourão em um momento em que governadores decretaram restrições mais duras à circulação de pessoas. Em algumas cidades, houve toque de recolher; em outras, confinamento com fechamento de comércio não essencial. Isso porque ao menos 17 capitais estão com ocupação de UTIs superior a 80% por causa do aumento das infecções no país, cuja média móvel de mortos chegou a 1.200 pessoas por dia. No mês de novembro, no entanto, a taxa de óbitos havia caído para 319 pessoas por dia, mas, voltou a subir no Brasil.

Vice presidente diz que alguns governantes podem ter errado no isolamento social

Em contrapartida ao que disse Mourão, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem criticado as medidas tomadas para enfrentar essa segunda onda de Covid-19 no país. Ele reclama dos efeitos colaterais na economia. Hoje, Mourão, que se encontra com Bolsonaro às 16h para tratar do relatório do Conselho da Amazônia, afirmou que alguns governadores podem ter errado no isolamento social no ano passado. “A gente não pode cansar a noiva antes da festa”, disse ele.

Mourão critica aglomerações e exageros 

“Em tempos passados, alguns dos gestores talvez tenham se adiantado. A população se cansou antes do tempo. Muita gente foi pra rua. É uma situação complicada.”, disse Mourão. Ele ainda mencionou o problema das festas com aglomerações sem máscaras. “Turma jovem fica aglomerado na festa, transmite ao pai, à avó…”. Mourão também tomou parte da afirmação do presidente, segundo a qual o sistema de saúde sempre teve problemas, e não apenas durante a pandemia.

 

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.