União Europeia planeja vacinar 84% da população do bloco em 2021

1

A União Europeia (UE) planeja vacinar 84% da população contra a covid-19. O anúncio foi feito pela presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, nesta sexta-feira (8). Ela informou que o bloco fechou acordo com a Pfizer e a BioNTech para adquirir mais 300 milhões de doses da vacina, a primeira aprovada pelo órgão regulador do bloco.

“Atualmente temos acesso a 300 milhões de doses da vacina Pfizer-BioNTech. Agora concordamos em estender o contrato. Assim, poderíamos adquirir até 300 milhões de doses adicionais”, explicou Von der Leyen. 

Em outras palavras, o bloco europeu vai dobrar a quantidade de vacinas da Pfizer-BioNTech. Ou seja, 600 milhões de doses que serão distribuídas entre os 27 países-membros da UE.

Conforme Von der Leyen, 75 milhões de doses da vacina Pfizer-BioNTech, do pacote adicional anunciado nesta sexta-feira, já estarão disponíveis a partir de abril. “O restante será entregue no terceiro e quarto trimestres do ano”, disse. 

Além da Pfizer-BioNTech, a União Europeia aprovou o imunizante laboratório Moderna nesta semana. “Com as duas vacinas autorizadas, Pfizer-BioNTech e Moderna, já asseguramos o número de doses necessárias para vacinar 380 milhões de cidadãos europeus ou mais de 80% da população”, estimou Von der Leyen. O bloco europeu conta com 450 milhões de habitantes.

Vacinação na União Europeia

Na último quarta-feira (6) a Holanda se juntou aos demais países da União Europeia e iniciou a imunização dos seus cidadãos com a vacina Pfizer-BioNTech. A campanha de vacinação em massa na UE começou em 27 de dezembro. Em suma, o bloco lançou um programa de imunização transfronteiriço sem precedentes na história como parte dos esforços para acabar com a pandemia de covid-19.

No início de 2020, os governos europeus receberam críticas por não trabalharem juntos para combater a propagação do vírus. Contudo, o objetivo desta vez é garantir que haja igualdade de acesso às vacinas em toda a região. 

De acordo com Von der Leyen, não haverá negociações paralelas de cada um dos Estados-Membros. “Todos os 27 negociam juntos, todos juntos perseguimos esta estratégia de vacinação”, completou a presidente da comissão.

Leia Também:

1 comentário
  1. […] União Europeia planeja vacinar 84% da população do bloco em 2021 […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.