União Europeia frustra planos do COB de mandar atletas para o exterior

0

A União Europeia confirmou hoje que os cidadãos brasileiros seguem sem poder entrar na Europa por tempo indeterminado, em virtude do número de casos da Covid-19 no país. Com isso, a notícia adia, por enquanto, os planos do Comitê Olímpico do Brasil (COB) de enviar mais de 200 atletas para treinar no Velho Mundo durante a pandemia.

Mayra Aguiar Foto Twitter Sogipa
Mayra Aguiar / Foto; Twitter Sogipa

“Nenhuma compra de passagens aéreas foi concluída até o momento, o que só será feito com a garantia da permissão de entrada de cidadãos brasileiros em Portugal. Se não for possível, o COB vai observar os protocolos de cada esporte, o que permitirá a retomada da prática esportiva no Brasil, adequada às normas de saúde pública, definidas por cada estado e município”, relatou o Comitê Olímpico Brasileiro em nota.

Há algumas semanas, o COB afirmou não ter um plano B. Pois, a expectativa era, que em algum momento, conseguisse executar o projeto de levar as principais estrelas do esporte olímpico nacional para a Europa.

O COB já havia divulgado a lista das modalidades que estariam incluídas no projeto, e já havia convocado mais de 200 atletas para realizar as viagens para o continente europeu, as quais seriam espalhadas por todo o segundo semestre. Como o projeto pensa em idas dos brasileiros até o fim do ano, a Missão Europa segue no radar da instituição:

A entidade trabalha para realizar a Missão Europa com a janela de execução de julho a dezembro e acredita que, dentro desse intervalo, será possível o envio de atletas brasileiros para treinamento no continente europeu” diz a nota oficial do COB.

Com os principais centros de treinamento no Brasil fechados, a solução encontrada pelo COB para manter os principais nomes olímpicos brasileiros ativos no trabalho rumo a Tóquio foi organizar um projeto de levá-los ao exterior. O CT Maria Lenk, no Rio de Janeiro, segue fechado, enquanto o Clube Pinheiros, de São Paulo, deve retomar as atividades em alguns dias.

O COB trabalha para reabrir o CT Time Brasil aos atletas até o final do mês de julho, seguindo rigorosamente o Protocolo de Retorno do Centro de Treinamento Time Brasil e o Guia para a Prática de Esportes Olímpicos no Cenário da COVID-19″, comunicou o COB.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.