O Twitter está repensando como os avisos que aplica à desinformação parecem e funcionam, seu chefe de integridade disse à imprensa em uma entrevista, enquanto a empresa de mídia social tenta tornar essas intervenções mais óbvias e cortar seus tempos de reação.
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Yoel Roth, do Twitter, disse que a empresa está explorando as mudanças nos pequenos avisos azuis que ela atribui a certos tweets falsos ou enganosos, para tornar esses sinais mais “evidentes” e mais “diretos” ao dar informações aos usuários.
Mas ele não disse se alguma nova versão estaria pronta antes das eleições nos EUA nas próximas quatro semanas, um período que os especialistas dizem que poderia estar repleto de conteúdo online falso e enganoso.
Roth disse que os novos esforços no Twitter incluem testar uma cor de magenta-avermelhada mais visível, e trabalhar para saber se os usuários que consistentemente postam informações falsas devem ser sinalizados.
“Nós definitivamente ouvimos o feedback de que seria útil ver se uma conta é um infrator reincidente ou se foi rotulada repetidamente, e estamos pensando sobre as opções”, disse Roth.
O Twitter começou a rotular mídia manipulada ou fabricada no início de 2020, após um período de feedback público. Ele expandiu seus rótulos para a desinformação do coronavírus e depois para tweets enganosos sobre eleições e processos cívicos.
Sem cantar vitória
O Twitter diz que agora tem rotulado milhares de posts, embora a maior parte da atenção tenha estado nos rótulos aplicados aos tweets pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Em setembro, o Twitter anunciou que rotularia ou removeria os posts que alegassem vitória eleitoral antes que os resultados fossem certificados.
Roth disse que a pesquisa minando a ideia de que as correções podem fortalecer as crenças das pessoas na desinformação – conhecido como o “efeito de backfire” – contribuiu para que o Twitter repensasse como seus rótulos poderiam ser mais óbvios.
O risco é que os rótulos “torna-se um distintivo de honra” que os usuários buscam ativamente por atenção, disse Roth.
Embora os rótulos do Twitter tenham sido elogiados por alguns especialistas em desinformação como uma intervenção há muito esperada, sua execução tem provocado críticas de pesquisadores pela sua lentidão.