Tudo sobre o ômega 3

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O ômega 3 é um conjunto de gorduras com ações benéficas para o organismo. A família ômega 3 é composta por três ácidos graxos: ALA, EPA e DHA. Nesse sentido, o nosso organismo não é capaz de produzir o ômega 3 em quantidades adequadas, sendo necessário o consumo através da alimentação ou suplementação.

Para que serve o ômega 3?

O EPA apresenta benefícios significativos para o coração e para a circulação sanguínea. Por isso, deixa o sangue mais fino, o que reduz a formação de coágulos e consequentemente o risco de trombose e AVC.

Além disso, podemos usá-lo como tratamento de trigliceridemia e hipertensão. O EPA também apresenta efeito anti-inflamatório, sendo coadjuvante no tratamento da celulite e doenças inflamatórias, como obesidade e artrite.

Já o DHA é um nutriente fundamental para o cérebro. Ajuda a memória, a concentração, a aprendizagem e a depressão. Além disso, apresenta efeitos protetores contra doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson. Sobretudo, o DHA é fundamental para a gestante, pois atua no desenvolvimento cerebral do feto e até na depressão pós-parto.

Dados

A Sociedade Brasileira de Cardiologista recomenda o consumo de duas ou mais porções de peixes ricos em Ômega 3 por semana. Apesar de parecer pouco, nós, brasileiros, normalmente não atingimos essa recomendação.

O salmão, sardinha e frutos do mar são as nossas principais fontes alimentares. No entanto, o nosso salmão costuma ser de cativeiro e esse é pobre em ômega 3. Já a sardinha e frutos do mar, poucas pessoas tem o hábito.

Qual suplemento comprar? Qual dosagem devo tomar? Em que horário? Converse com a sua nutricionista ou médico, não faça auto prescrição. Lembre-se: a diferença entre o remédio e o veneno pode estar na dosagem.

Veja aqui alimentos que contém ômega 3 e que não podem faltar na sua dieta!

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