Tuberculose: SUS terá três novas tecnologias para tratamento da doença

3

O Ministério da Saúde informou, nesta última sexta-feira (14), que a incorporação de três novas tecnologias importantes para o diagnóstico e o tratamento da tuberculose foi aprovada. A decisão ocorreu durante a 89º reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

De acordo com a pasta, a aquisição ficará centralizada no Ministério da Saúde, e a sua incorporação no SUS trará benefícios às pessoas com tuberculose. Além disso, agilizará o diagnóstico e otimizará os esquemas terapêuticos.

Em relação ao diagnóstico, houve a incorporação da cultura e teste de sensibilidade aos antimicrobianos, em meio líquido automatizado, para diagnóstico da tuberculose. Isso possibilitará a ampliação do acesso aos testes em todo o país, de forma padronizada, constituindo uma estratégia importante para o controle da doença.

No tocante ao tratamento, os medicamentos Delamanida e Bedaquilina foram incorporados para atendimento dos casos em que os pacientes apresentam resistência ou intolerância ao tratamento já disponível.

De acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Delamanida faz parte do grupo de medicamentos que deve ser utilizado quando todos os outros fármacos disponíveis não puderem mais ser usados. Já a Bedaquilina é muito importante para o tratamento de pacientes com tuberculose resistente à Rifampicina, multirresistente ou extensivamente resistente a medicamentos.

Sobre a tuberculose

De acordo com o Ministério da Saúde, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. Essa doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

No Brasil, a doença é um sério problema de saúde pública, com profundas raízes sociais. A epidemia do HIV e a presença de bacilos resistentes tornam o cenário ainda mais complexo. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

Com informações do Ministério da Saúde

Veja mais notícias sobre Saúde e Bem Estar

3 Comentários
  1. […] Veja também: SUS terá três novas tecnologias para tratar a Tuberculose […]

  2. […] Veja também: Tuberculose: SUS terá três novas tecnologias para tratamento da doença […]

  3. […] Veja também: Tuberculose: SUS terá três novas tecnologias para tratamento da doença […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.