Três dicas para espantar o sono durante os estudos

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A vida de quem está estudando e se preparando para o Enem e os vestibulares, é uma rotina exigente e cansativa e às vezes é necessário espantar o sono.

Conciliar os estudos com trabalho e afazeres domésticos faz com que muitos candidatos usem a noite para estudar. No entanto, essa prática não é recomendável já que manter o sono em dia é fundamental para quem estuda, pois é durante o sono que as energias são repostas.

Se você acha que dormir é perda de tempo você está enganado. O sono é extramente importante para o bom funcionamento do corpo e da mente, além disso o sono auxilia na concentração e na memória.

Para se manter saudável e disposto no dia seguinte, o ser humano precisa dormir entre 7 e 8 horas. Mas com a rotina agitada de estudos sabemos que nem sempre os estudantes conseguem dormir sete horas por noite, às vezes dormir um pouco menos acaba sendo necessário.

Caso seja realmente preciso dormir um pouco menos, existem algumas técnicas em como se manter acordado.

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Três dicas para espantar o sono

1- Faça atividade física

Antes de começar a estudar ou quando estiver estudando, faça uma pausa a cada 50 minutos para se alongar. Estique os braços e as pernas, faça abdominal, corra pelo quarto, ou qualquer outro tipo de atividade física durante cinco minutos. Essa prática estimula a circulação sanguínea e deixa o corpo em alerta.

2- Banho gelado

A dica do banho gelado e do café são universais, mas sempre vale a pena reforçar. Antes de estudar tome um banho gelado, ou naqueles momentos em que o sono bater forte lave o rosto com água gelada. A ação de tomar banho e de lavar o rosto com água gelada distrai o cérebro e desperta o sono.

3- Faça pausas

Quando perceber que você está muito cansado e o cérebro não está retendo mais nada faça pequenas pausas. Veja algum vídeo, fique um pouco nas redes sociais dê um pouco de risada. Alguns minutos de pausa vão te ajudar a continuar os estudos por aquele período.

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