Tremor involuntário nas pálpebras? Mioquimia palpebral

0

Já teve ou viu algum tremor involuntário das pálpebras? Isso é chamado de mioquimia palpebral. É identificada quando há contrações involuntárias no músculo da pálpebra ou no músculo orbicular (que fica ao redor dos olhos). Normalmente, essas contrações são localizadas, visíveis, rápidas e espontâneas.

Esses tremores, que podem ocorrer por dias, ocorrem em função da liberação de hormônios específicos que atuam nas terminações nervosas desses músculos, provocando estímulos que fazem com que as pálpebras sofram contrações involuntárias.⠀

Causas

As causas mais comuns são estresse físico e mental, cansaço, falta de sono, excesso de cafeína, entre outros.⠀

Outros fatores causadores são: fadiga, ansiedade, exposição a agentes ambientais como vento, poluição atmosférica e clima seco, exposição prolongada ao ar-condicionado, fumaça e produtos químicos, cansaço visual por uso excessivo de dispositivos eletrônicos como celular e computadores, problemas pessoais prolongados e mal resolvidos, ingestão excessiva de outros estimulantes como chá preto, chá verde, energéticos, refrigerantes à base de cola ou guaraná, carência de vitaminas e minerais.

É perigoso?

Apesar de não ser grave, a mioquimia é incômoda. O tremor em si não é perigoso, mas ele é um sinalizador de que o corpo está te avisando que algo não está bem.

O que posso fazer?

Desacelerar sua rotina, pois uma das principais causas do tremor palpebral é a descarga de níveis elevados de estresse.

Se somente sua pálpebra treme e isso ocorre ocasionalmente e por pouco tempo então pode ser descartado o envolvimento de problemas mais graves, contudo se a intensidade e a frequência dessas contrações tiverem um aumento gradativo e abrangerem toda a hemiface é necessário uma investigação para descartar hipótese de doença de ordem neurológica se instalando.

Diante do fato, procure seu oftalmologista para confirmação diagnóstica e diferenciação de outras doenças que cursam de forma semelhante. ⠀

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.