Transplantes são tema de campanha nacional

A Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos visa reforçar a importância da adesão das famílias dos doadores aos transplantes.

1

Anualmente, é realizada no mês de setembro a Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Acima de tudo, a campanha, realizada pelo Governo Federal, tem como objetivo incentivar a adesão das famílias a doação de órgãos de seus entes queridos que vieram a falecer. No dia 27 desse mesmo mês é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos, em cumprimento a lei nº 15.463/14. No país, o número estimado de transplantes necessários é muito superior ao de cirurgias realizadas. Como resultado, há a existência de uma extensa fila de espera pelos transplantes.

Isso acontece pois, no Brasil, é preciso que os familiares do doador autorizem a realização dos transplantes. Entretanto, a falta de informação leva a uma baixa adesão. Em 2016, cerca de 44% das famílias rejeitavam a ideia. Nesse sentido, a maior parte dos transplantes realizados no país é feito com doador morto. 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a taxa de recusa familiar para a doação de órgãos caiu para 37,2% entre os meses de janeiro e julho de 2020. O Brasil é referência mundial quando se trata dos transplantes, uma vez que eles são realizados majoritariamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Fila para transplantes continua longa

Apesar dos avanços no que se refere à doação de órgãos no país, ainda estamos muito distantes do ideal. Segundo o Ministério da Saúde, foram realizados 9.951 transplantes nos sete primeiros meses do ano. Em contrapartida, em 2019 foram realizadas 15.827 cirurgias. Dessa forma, houve uma queda de 37% no número de doações.

Essa queda se deve, em especial, a pandemia de Covid-19. Pois, muitos hospitais tiveram que interromper os procedimentos durante a fase mais crítica da pandemia. Assim, a campanha a fim de reverter esse cenário foi iniciada nesta quinta-feira, 24 de setembro. Sua duração deverá acontecer até o dia 23 de outubro.

1 comentário
  1. […] Transplantes são tema de campanha nacional […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.