Após mais de 120 dias com as aulas presenciais suspensas na maior parte do país, os governos já esperavam por uma grande migração de alunos da rede privada de ensino para as escolas públicas. De acordo com a Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, o número de estudantes que solicitaram transferência para a rede pública do estado teve um salto de 98%. O crescimento é resultado da comparação dos meses de abril a junho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo os dados da Secretaria Estadual da Educação, nesse período, em 2009, foram 3.762 estudantes que pediram transferência. Agora, esse número cresceu para 7.439 pedidos de alunos advindo das rede particular de educação. Grande parte dessas solicitações estão concentradas nos meses de maio e junho.
A alta nos pedidos de transferência nos últimos meses vai de encontro à tensão vivida por muitas famílias, que aguardavam um desfecho mais breve para a pandemia do novo coronavírus. Inicialmente, o rendimento de muitas famílias foi afetado pela pandemia, com redução ou até mesmo perda total da fonte de renda. Como resultado, os governos já esperavam por esse movimento de transferências.
Contudo, muitas outras famílias tentaram ao máximo adiar uma possível transferência, na esperança de que a vida se normalizasse e eles conseguissem continuar arcando com as mensalidades das escolas particulares. Porém, após mais de 120 dias desde o fechamento das escolas, muitas famílias não conseguem mais adiar a decisão.
Transferências também estão relacionadas a qualidade do ensino
Outro motivo que tem motivado esses pedidos de transferências se refere à qualidade do ensino oferecido por algumas escolas privadas. Muitos pais alegam que os filhos, em especial as crianças nos anos iniciais da escolas, estão tendo dificuldades com o modelo a distância. Desse modo, os pais estariam optando por transferir temporariamente os filhos para a rede pública. Em seguida, após o final da pandemia, a ideia desses pais é matricular novamente os filhos nas escolas particulares.