Trabalhadores da Ford realizam protesto em Camaçari, na Bahia

Trabalhadores pedem pelo não fechamento das fábricas no Brasil. Ford anunciou o encerramento da produção de carros no país

1

Um dia depois do anúncio de encerramento das atividades, trabalhadores da Ford estão realizando protestos pelo Brasil. O maior deles está acontecendo em Camaçari, que fica na Região Metropolitana de Salvador, na Bahia.

É lá onde está uma das três fábricas da Ford no Brasil. As outras ficam em Taubaté, em São Paulo e em Horizonte, no Ceará. Na Bahia, nem a chuva foi capaz de diminuir a pressão dos trabalhadores que se juntaram para protestar na manhã desta terça-feira (12).

Quem estava no protesto foi o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, Júlio Bonfim. Em entrevista para a imprensa, ele fez duras críticas para a direção da empresa. Entre outras coisas, ele disse que as demissões seriam “uma crueldade com o trabalhador”.

“O que a Ford tá fazendo hoje é um atrocidade com mais de 12 mil trabalhadores. Por que eu falo isso? A Ford está portanto mentindo quando ela fala que são, simplesmente, cinco mil trabalhadores que estão sendo desligados”, disse Júlio.

A Ford disse oficialmente que cerca de 5 mil trabalhadores irão sentir o impacto desses fechamentos. Ainda de acordo com a empresa, isso inclui não só os trabalhadores brasileiros, mas os argentinos também. Seja como for, o Sindicato contesta a informação.

“São 12 mil trabalhadores diretos, e para cada um trabalhador direto demitido, são cinco trabalhadores indiretos. Estou falando de quase 60 mil trabalhadores indiretos que perdem seus empregos e 12 mil diretos. São 72 mil trabalhadores”, disse Júlio. Os dados são portanto do Sindicato.

Trabalhadores da Ford

Ainda de acordo com o Sindicato, a empresa deixou claro que estava saindo do Brasil por causa “da instabilidade econômica no país”. Aliás, em nota, o Ministério da Economia disse que lamenta a decisão da Ford. Disse ainda que essa decisão “destoa da forte recuperação econômica do Brasil”.

Leia Também:

1 comentário
  1. […] Leia também: – Trabalhadores da Ford realizam protesto em Camaçari, na Bahia […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.