Trabalhadores da Volks aprovam programa de demissão voluntária

Unidades do ABC e do Paraná terão o programa de demissão voluntária; trabalhadores da Volks também votarão aprovação em Taubaté (SP) e São Carlos (SP)

0

Ontem (15), trabalhadores da Volkswagen aprovaram o programa de demissão voluntária (PDV) nas unidades de São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR).

A aprovação ocorreu após assembleias dos trabalhadores da Volks nas duas unidades do ABC Paulista e do Paraná. Hoje (16), haverá votação sobre o programa de demissão voluntária na fábrica de Taubaté (SP), e amanhã (17), na unidade de São Carlos (SP).

O programa de demissão voluntária prevê a eliminação de postos de trabalho e flexibilidade na reposição salarial, além de revisão de benefícios. Contudo, a Volks ainda não informou quantos postos de trabalho pretende eliminar. Conforme os sindicatos, a empresa queixou-se de um excedente de 5 mil trabalhadores durante as negociações sobre o PDV. Ou seja, um terço dos cerca de 15 mil funcionários da Volks no Brasil.

Os sindicatos divulgaram a aprovação dos acordos. Porém, a empresa aguarda a realização de todas as assembleias para pronunciar-se.

De acordo com as entidades, os trabalhadores da Volks que aderirem ao programa de demissão voluntária receberão 20 salários adicionais à tabela base. Posteriormente, haverá um novo PDV de dez salários adicionais. Todavia, ainda não há data para o período de inscrições do primeiro ciclo.

Além disso, os sindicatos informaram que os salários dos trabalhadores não terão o reajuste do Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) no limite de 5%. Porém, receberão abono de R$ 6 mil. Por outro lado, no próximo ano não haverá o limite de 3,5% no INPC sobre os salários. Caso a inflação ultrapasse esse percentual, haverá a aplicação da diferença nos salários.

Por fim, a participação nos resultados em 2020 terá o valor fixo de R$ 12,8 mil.

Conforme o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o acordo do programa de demissão voluntária tem validade de cinco anos.

Fique por dentro de todas as notícias sobre Economia no Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.