Trabalhadores da saúde têm 146% mais chances de morrer de Covid-19

De acordo com dados do Ipea, os trabalhadores da saúde são os profissionais que mais possuem chances de morrer de Covid neste momento

0

Trabalhadores da saúde têm 146% mais chances de morrer de Covid-19 do que os outros profissionais. Pelo menos é isso o que diz o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os dados mostram uma desigualdade profissional nesse sentido.

De acordo com os especialistas, esses riscos maiores para esses profissionais acontecem por um motivo óbvio. Os profissionais da saúde estão na linha de frente de combate ao coronavírus. Dessa forma, eles possuem mais chances de contrair a Covid-19.

Mas a mesma pesquisa mostra ainda um destaque para outras profissões. É o caso, por exemplo, dos profissionais de segurança. De acordo com o levantamento, esse grupo trabalhista tem 125% mais chances de morrer de coronavírus. Junto com os profissionais da saúde, eles são os mais vulneráveis.

O estudo mostrou ainda que os homens possuem 135% mais chances de morrer de coronavírus do que as mulheres. Isso porque eles cuidam menos da saúde do que elas. Seja como for, isso não se traduz na quantidade de mortes. Nessa questão o número é bem igual entre homens e mulheres.

Além disso, a pesquisa revelou que quanto mais velho, mais chances de morrer pelo vírus. A cada ano de idade, as chances aumentam 35%. Como se sabe, os idosos estão no grupo de risco de vulnerabilidade nesta pandemia.

Chances de morrer

As possibilidades de morte por coronavírus também se ligam com as relações sociais e raciais. Pelo menos é isso o que também diz a pesquisa. De acordo com os dados, pretos, pardos e indígenas possuem 44% mais possibilidade de morrer assim do que os brancos.

Por outro lado, quem tem o ensino superior tem 44% menos possibilidades de morrer de coronavírus. De acordo com especialistas, isso acontece porque essas pessoas possuem melhores empregos e puderam se beneficiar com o home office.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.