Primeiramente, os trabalhadores brasileiros, que exercem as suas atividades de maneira formal, têm direito a uma série de benefícios, e entre esses benefícios está o PIS/PASEP. Embora o pagamento do benefício tenha ficado suspenso por dois anos, devido a pandemia da Covid-19, agora, ele está voltando ao normal.
Também é importante dizer que, neste ano, os trabalhadores serão contemplados com o abono salarial considerando o tempo de serviço de dois anos atrás, ou seja, referente ao ano de 2021.
Além disso, o cronograma de pagamentos deste ano será iniciado em fevereiro e de acordo com as informações oficiais, há a possibilidade de que o calendário de repasses seja antecipado. Saiba mais sobre isso a seguir!
Antes de mais nada, o cronograma oficial para os repasses do PIS/Pasep devem ser iniciados em fevereiro e finalizados em julho. No entanto, os trabalhadores terão a possibilidade de resgatar o benefício até o dia 28 de dezembro.
Nesse sentido, a cada mês um novo grupo de beneficiários receberá o depósito do abono salarial. Sendo assim, os cidadãos que têm direito ao PIS, recebem o valor através da Caixa Econômica Federal e o calendário se baseia no mês de nascimento do beneficiário. Contudo, os beneficiários do PASEP recebem o pagamento através do Banco do Brasil e o calendário se baseia no número final do benefício.
Dessa forma, existe a possibilidade do calendário de pagamento do PIS/Pasep ser antecipado ainda para este mês de janeiro e também, ser repassado em valor maior. Entretanto, até o momento, a antecipação não foi confirmada.
Confira o calendário de pagamentos tão aguardado pelos brasileiros referentes ao abono do PIS/PASEP:
Nascidos em Data de pagamento
Fevereiro 15/02/2023
Março 15/03/2023
Abril 15/03/2023
Maio 17/04/2023
Junho 17/04/2023
Julho 15/05/2023
Agosto 15/06/2023
Setembro 15/07/2023
Outubro 15/07/2023
Novembro 17/07/2023
Dezembro 17/07/2023
De antemão, é importante deixar claro que terão direito ao saque do PIS/Pasep 2023 aqueles que exerceram atividades formais, com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias no ano de 2021. Outro detalhe importante é que os trabalhadores precisam cumprir os requisitos listados abaixo:
Além disso, alguns grupos de trabalhadores não possuem direito ao benefício do abono salarial. Então, saiba quem não terá direito:
Antes de mais nada, o beneficiário deve saber que o valor do abono PIS/PASEP para os trabalhadores do setor privado e do setor público varia de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base. Contudo, o valor total poderá chegar até um salário mínimo.
Dessa forma, como o novo salário mínimo foi definido em R$ 1.320, este será o valor a receber para o trabalhador que tiver exercido sua função durante os 12 meses de 2021 com carteira assinada.
Como já foi mencionado, a tabela de pagamentos do PIS/PASEP é baseada na quantidade de meses em que o cidadão trabalhou naquele ano. Sendo assim, para quem trabalhou por 12 meses, o valor é referente a um salário mínimo. No entanto, para quem não trabalhou um mês completo, é referente aos meses. Confira:
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…
View Comments
deveria pagar os dois anos que está devendo,o trabalhador só perde
Espero que não seja cheio de problema como o ano passado.deu trabalho pra eu receber