Toxoplasmose: você sabe o que é?

0

A toxoplasmose é uma doença causada pelo protozoário Toxoplasma Gondii, que pode infectar quase todos os animais de sangue quente, como aves e mamíferos, incluindo os humanos. Neste sentido, é um parasita encontrado em fezes de felinos (como os gatos) e alimentos contaminados.

Fontes de infecção

As principais fontes de infecção para os gatos são a ingestão de carne crua contaminada ou morder uma presa que esteja infectada. Já os seres humanos, cães e outros mamíferos costumam se infectar pela ingestão da carne, leite cru de cabras infectadas e pela ingestão acidental de material fecal de gatos. Ou seja, por mãos ou alimentos contaminados, por exemplo.

Gatos são hospedeiros

Contudo, os felinos são os únicos hospedeiros primários da toxoplasmose. O protozoário vive em seu intestino e seus cistos (parecem ovos) saem nas fezes e podem sobreviver por anos no ambiente. Isso porque resistem à maioria dos desinfetantes.

Quando ingeridos por hospedeiros intermediários, como roedores, aves, cães e seres humanos, migram para seus músculos e cérebro, onde causam danos.

Sintomas da toxoplasmose

Os principais sintomas da toxoplasmose nos animais são a perda de apetite e febre. Entretanto, não são incomuns a pneumonia, arritmia cardíaca, diarreia (veja aqui o que tomar para diarreia) e dores abdominais. Quando afeta o sistema nervoso, a toxoplasmose pode causar convulsões, paralisia e perda das funções nervosas. Assim, os músculos podem se tornar rígidos e pode haver perda de massa muscular.

Toxoplasmose em humanos

Entre os humanos, 90% dos que contraem a toxoplasmose não manifestam sintomas. Os outros 10% apresentam aumento de gânglios, febre, dor muscular e de cabeça. Em casos avançados sem tratamento, é uma doença que pode ser bastante grave, especialmente em gestantes e imunossuprimidas.

Por isso, leve seu pet ao médico-veterinário sempre que notar algum desconforto. Mesmo que sem a cura definitiva para a toxoplasmose, a administração de medicamentos específicos diminui muito os sintomas. Assim, seu amigo pet poderá viver com ótima qualidade de vida!

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.