O chefe da Mercedes na Fórmula 1, Toto Wolff, diz que as falhas tardias de pneus de sua equipe no Grande Prêmio da Inglaterra provam que seus constantes alertas contra a complacência são justificados, apesar de enfrentar “muitas críticas”.
A Mercedes estava no caminho para terminar em 1-2, com quatro voltas restantes em Silverstone, apenas para o segundo colocado Valtteri Bottas e o líder da corrida Lewis Hamilton, ambos sofrendo falhas nos pneus da frente esquerda. O que desagradou Toto.
O fracasso de Hamilton ocorreu na última volta da corrida, mas ele conseguiu arrastar seu carro para casa com três rodas para garantir a vitória, enquanto Bottas caiu para o 11º na classificação final.
Apesar do início dominante da Mercedes na temporada e da clara vantagem de ritmo em campo, o chefe da equipe, Wolff, alertou regularmente contra a complacência. Toto disse que as falhas nos pneus de domingo são uma prova do motivo pelo qual a Mercedes não pode descansar sobre os louros, dizendo que poderia ter sofrido um duplo DNF.
“Sei que recebo muitas críticas quando aponto que os eventos do cisne negro acontecem, que uma vez que você acha que tudo é tranqüilo e está apenas navegando no pôr do sol, essas coisas podem se desdobrar”, disse Wolff.
“Poderíamos facilmente perder dois carros hoje, fora dos pontos, e a vantagem dos pontos desapareceria em um segundo. Ainda teríamos o carro mais rápido em Silverstone, mas voltamos para casa com zero pontos.”
“É isso que estou sempre apontando, o campeonato não termina até que seja matematicamente impossível para mais alguém nos pegar, e a corrida não termina até que a bandeira caia. Nesse aspecto, sim, não estou feliz que minhas previsões se tornem realidade às vezes para nós. Mas também é isso que eu amo no automobilismo, que é muito imprevisível até o fim”.
Toto Wolff revela que Mercedes pensou em mais uma parada para Hamilton
Hamilton conseguiu evitar perder a liderança apesar de seu problema, depois que a Red Bull colocou Max Verstappen a duas voltas do final, abrindo um buffer de 30 segundos na frente do pelotão. Toto revelou que a Mercedes considerou um pit para Hamilton, devido à diferença de Verstappen, mas não achou que seus pneus estavam em condições ruins o suficiente para justificar a volta final.