Tomar café com o estômago vazio faz mal?

0

Você também adora um café puro na hora do desjejum? Veja então se beber café com o estômago vazio é ruim para a saúde. Na verdade, o café em si não faz mal. Por isso, os especialistas afirmam que não faz mal tomar com a barriga vazia, desde que você não exagere na dose. No entanto, se mesmo quantidades pequenas de café te trazem algum desconforto, é melhor evitar a bebida.

Benefícios do café

Além de ser delicioso, faz muito bem para a saúde. O café pode ser um aliado na luta contra doenças como câncer, Alzheimer, depressão, estresse e diabetes. Além disso, essa deliciosa bebida ajuda na digestão e até rejuvenesce as células do corpo.

Café com estômago vazio faz mal?

De fato, a bebida – principalmente em grandes quantidades – pode produzir ácidos estomacais em excesso que danificam as paredes do estômago, fazendo mal para algumas pessoas. De acordo com pesquisas, nenhum alimento é proibido para o estômago. Mas certamente, algumas pessoas podem sentir desconforto ao tomar café, especialmente aquelas que têm gastrite – apesar de isso não ser uma regra.

Aliás, nenhum alimento causa ou piora a gastrite, mas o consumo exagerado de álcool, aspirina ou anti-inflamatórios pode prejudicar o revestimento do estômago e causar problemas como gastrite e úlcera, por exemplo. Assim, com o revestimento estomacal já comprometido, a cafeína pode fazer mal já que o ácido gerado pelo seu consumo passa a ficar em contato direto com o órgão e não com suas paredes protetoras.

De acordo com estudos, o ácido clorídrico já faz parte do estômago. O problema se dá quando o revestimento é perdido e o ácido fica em contato direto com o órgão. Dessa forma, quem já tem refluxo pode sentir indigestão e azia ao ingerir a cafeína. Por isso, é importante evitar a bebida durante o tratamento.

Por fim, veja também: Saiba se deve estudar de estômago cheio ou vazio.

Veja Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.