Você sabe como está a saúde do seu coração? Qual foi a última vez que você realizou um exame para analisar a sua saúde cardiovascular? Se você não sabe, está na hora de buscar meios de descobrir. Afinal, o coração é um dos órgãos vitais do corpo e você deve cuidar dele com muita atenção. Para isso, você pode utilizar o teste ergométrico: conheça o exame e o que ele pode diagnosticar.
Você sabe o que é o teste ergométrico? Qual é sua função e o que ele detecta? Caso você não saiba, não tem problema algum. Neste post você irá aprender tudo que precisa sobre esse teste e verá que ele é uma excelente opção para que você possa atestar a sua saúde cardiovascular. Então, não perca tempo, se você tem dúvidas de como o seu coração está ou se ele tem apresentado algum tipo de sinal e/ou sintoma suspeito, procure um médico e realize o exame.
Mas o que é o teste ergométrico? Bom, o teste ergométrico possui a finalidade de avaliar como o sistema cardiovascular está funcionando, especialmente quando você realiza atividades que exigem grande esforço físico, como, por exemplo, caminhar em uma esteira ou andar de bicicleta. Durante o teste ergométrico é possível analisar os sintomas e observar como a frequência cardíaca e a pressão arterial estão se comportando. Além disso, é possível observar a diferença de um eletrocardiograma antes, durante e após a realização da atividade.
Teste ergométrico – Reprodução CanvaEntão, por meio do teste ergométrico é possível realizar a avaliação e o diagnóstico do funcionamento do coração, bem como a capacidade cardiorrespiratória do indivíduo. Dessa forma, é possível realizar a detecção de arritmias, hipertensão arterial e isquemia do miocárdio. Além disso, é possível identificar sopros, falência do ventrículo esquerdo e alguns outros sintomas que podem surgir conjuntamente a essas disfunções.
Geralmente, os médicos solicitam a realização do teste ergométrico para avaliar como o paciente se comporta em situações que exigem grande esforço. Pois, por meio desse teste, é possível obter dados diagnósticos e prognósticos que permitem a completa avaliação da saúde do paciente.
Então, esse exame é um pedido inicial que permite a identificação de alterações que impedem que o coração funcione bem. Geralmente, ele é indicado para identificar doenças como: arritmias, hipertensão e doença arterial coronária. Além disso, é realizado também em indivíduos que já foram diagnosticados com essas doenças, a fim de avaliar como elas têm se comportado.
De uma forma simples, o teste ergométrico pode apontar a presença de doenças como: arritmias cardíacas, hipertensão, isquemia do miocárdio, distúrbios hemodinâmicos, distúrbios de condução, dentre outros.
Para que você possa realizar o exame da melhor forma possível, é necessário seguir algumas orientações. Então, você não deve utilizar nenhum tipo de creme, gel ou pomada antes do teste; utilize roupas confortáveis; não fume nas duas horas que antecedem o teste, tampouco na uma hora seguinte; se alimente normalmente, mas uma hora antes do teste opte por alimentos mais leves.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…