Logo que nascem os bebês são submetidos a vários exames, que tem o objetivo de detectar algumas doenças e possíveis anormalidades. O teste do pezinho e da orelhinha são muito importantes para que, caso necessário, aconteça o tratamento precoce destas doenças.
O teste do pezinho e da orelhinha surgiram em momentos diferentes e, também, possuem funções singulares. O do pezinho é bastante antigo, tendo surgido na década de 70 e se tornado obrigatório a partir de 1992.
O teste do pezinho consiste em um corte pequeno no pé ou mão do bebê para coletar um pouco de sangue. Através dele é possível detectar doenças como:
Além do teste do pezinho e da orelhinha, existe o teste do olhinho, que verifica os reflexos do bebê.
O teste da orelhinha é também conhecido como Triagem Auditiva Neonatal e possui a função de detectar se o bebê possui alguma deficiência auditiva.
Ele é feito após as primeiras 48 horas de vida e consiste na produção de um estímulo sonoro e captação do seu retorno. Segundo os médicos especialistas é indolor e rápido, sendo finalizado em, aproximadamente, 10 minutos.
Se tiver alguma dúvida sobre o teste do pezinho e da orelhinha procure um pediatra ou vá ao posto de saúde mais próximo.
Leia também:
– Conheça as causas e o tratamento para ginecomastia
– Covid-19: Doria anuncia que todo o estado de SP entrará na fase vermelha
Conhece alguma gestante? Então compartilha com ela essas informações sobre o teste do pezinho e da orelhinha! Para mais dicas de saúde e bem-estar curta nossa página do Facebook!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…