Tesouro IPCA ainda vale a pena? Confira!

0

Com a taxa básica de juros do Brasil em 13,75% ao ano, muitos investidores se questionam se ainda vale a pena investir no Tesouro IPCA. Isso acontece porque a inflação ainda é alta, mas com o aumento dos juros a expectativa é a de que ela diminua nos próximos meses. Com isso, o investimento em títulos ligados à inflação vem perdendo adeptos nos últimos meses.

Contudo, isso pode ser uma escolha errada. Isso porque títulos ligados ao IPCA sempre têm rendimentos reais e, por isso, eles devem ser feitos sempre. Dessa forma, vamos falar sobre o que fazer com o seu título ligado à inflação e dizer se vale a pena, ou não, investir no Tesouro IPCA.

Inflação em queda?

A inflação brasileira tem a expectativa de fechar em queda nos próximos meses. O fenômeno, conhecido como deflação, é resultado de diversas mudanças no país, como o corte do ICMS de serviços essenciais, além da queda do petróleo no mercado internacional e da cotação do dólar. Com isso, tudo fica mais barato no Brasil, o que deixa o Tesouro IPCA menos atrativo.

Contudo, o cenário era diferente até algumas semanas atrás. Isso porque a inflação ainda era muito mais visível e o aumento de preços parecia que nunca ia acabar. Por conta disso, o Banco Central fez diversos aumentos na taxa Selic nos últimos meses, e os efeitos começam a ser sentidos agora. Dessa forma, o atual patamar de 13,75% mostra que o fim da alta dos juros está próxima, o que faz os investidores se aproximarem do Tesouro Prefixado e fugirem do Tesouro IPCA.

Na sua carteira de investimentos, é importante sempre que você diversifique em diversos produtos. Por isso, deixar o Tesouro IPCA de fora da sua alocação pode ser um erro gigantesco, principalmente para o futuro.

Brasileiros substituem leite e carne
Inflação pode pesar no bolso a qualquer momento. O Tesouro IPCA dá dinheiro nessas horas! (Imagem: Reprodução / disparada.com.br).

Vale a pena investir no Tesouro IPCA?

Mesmo que esteja fora dos holofotes de muitos fundos de investimentos, investir no Tesouro IPCA ainda é um excelente negócio. Isso porque, nessa sexta-feira, 5, a taxa do título fechou em 5,44% para o vencimento em 2026. Isso quer dizer que o investidor ganhará, sempre, o valor da inflação mais um retorno de 5,44%. Por isso, nunca deixe de ter o título na sua carteira.

Contudo, o momento não é para você encher o carrinho com o título. Isso porque o Tesouro Prefixado ainda é mais atrativo para o longo prazo. Com as maiores taxas em meses, esse título está sendo altamente recomendado por especialistas em investimentos. Por isso, se você for comprar o Tesouro IPCA, entenda que ele pode não ter os melhores rendimentos, mas provavelmente ficará acima do CDI. Além disso, ao ter o título da inflação na sua carteira, você sempre captará os maiores retornos quando a inflação voltar a subir muito.

Vale lembrar que para investir no Tesouro IPCA, o valor mínimo é de R$33,00, aproximadamente. Atualmente, você tem títulos com diversos vencimentos. Na sexta-feira, os vencimentos eram de 2026, 2035 e 2045, para aqueles que não pagam juros semestrais.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.