Se você busca diversificar os seus investimentos no mercado americano, muito provavelmente já conhece as corretoras para investir por lá. Além disso, já deve saber, também, dos ETF que temos na bolsa brasileira para expor seu dinheiro ao maior mercado do mundo. Contudo, é importante que você saiba que também é possível investir em renda fixa americana, no tesouro americano, da mesma forma que no Brasil.
Isso porque esses títulos também funcionam com a garantia do governo e dão diferentes rentabilidades ao investidor. Dessa forma, é possível angariar bons retornos no mercado americano. Contudo, é importante informar que nem sempre vale a pena fazer isso, como veremos a seguir.
Assim como no Brasil, nos Estados Unidos é possível emprestar dinheiro para o governo para que, posteriormente, você receba o valor investido somado com juros. Isso porque os governos do mundo todo fazem isso para pagar suas despesas ou, ainda, fazer projetos de infraestrutura. Em casos mais raros, os governos fazem isso apenas para atrair investidores ao país.
Por isso, o tesouro americano é uma espécie de tesouro direto dos Estados Unidos. Assim como aqui, lá existem três formas de rendimentos: juros pós-fixados, atrelados à inflação ou, ainda, prefixados. Dessa forma, assim que você comprar esses títulos, você passará a ter, automaticamente, os rendimentos diários na sua conta. Contudo, existem algumas diferenças importantes em relação ao tesouro direto. Isso porque o tesouro americano é o investimento mais seguro do mundo e, com isso, ele também paga taxas menores. Essa é uma das maiores desvantagens desse produto. Contudo, ele pode ser um excelente investimento se você achar que o dólar vai subir. Com isso, ao investir no tesouro americano, você ganha os rendimentos do título mais os rendimentos da subida do dólar.
Por isso, ele é muito utilizado por grandes investidores para momentos em que se espera uma grande crise. Isso aconteceu, por exemplo, durante os anos de 2020 e 2021, quando o dólar disparou, assim como a inflação dos Estados Unidos. Assim, quem investiu no tesouro americano nessa época teve bons retornos.
Foto: ShutterstockPara investir no tesouro americano, ainda é preciso seguir alguns passos burocráticos. Isso porque o mercado ainda não apresentou formas de comercializar esses produtos para todos os investidores do Brasil. Contudo, já existem alguns ETF em bolsa com essa referência, mas nem todos podem comprá-los.
Por isso, a forma mais fácil de investir no tesouro americano é através de fundos de investimentos multimercados que façam isso. Atualmente, diversos produtos investem nesses títulos aqui no Brasil. A segunda forma é abrir uma conta em uma corretora americana e comprar os títulos diretamente da plataforma. Por último, existem alguns ETF que replicam esses investimentos. Contudo, esses produtos são exclusivos para investidores qualificados, ou seja, aqueles que têm mais de R$1 milhão em investimentos.
Por isso, a melhor forma ainda é investir no tesouro direto. Por aqui, além da simplicidade e das taxas maiores, você não precisa fazer câmbio, nem se preocupar com um monte de burocracias para investir.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…