O Ministério da Economia divulgou nesta terça-feira (02) o Mapa de Empresas. Com isso, foi possível descobrir, em média, qual o tempo para abrir uma empresa. Afinal, não há dúvidas de que os empresários enfrentam alguns obstáculos e o processo pode ser bastante demorado.
Segundo o boletim, entre os estados, Goiás é que apresenta o menor tempo médio para a abertura de empresas. Afinal, no estado é possível registrar um empreendimento em um dia e duas horas. Na sequência, aparece Sergipe, com o tempo médio de um dia e cinco horas para a abertura da empresa.
Já os estados com o maior prazo de tempo para a abertura de um empreendimento são: o Rio Grande do Sul, onde se leva em media três dias e 20 horas para abrir uma empresa e Bahia, onde se leva, em média, seis dias e 20 horas.
Entretanto, o estado vem apresentando uma evolução nesse prazo, diminuindo em 22 horas o prazo na comparação com o quadrimestre anterior (maio a agosto de 2020) para abrir uma empresa.
Entre as capitais, o destaque é Curitiba (PR), onde se leva, em média, 22 horas para se abrir uma empresa. Em seguida, vem Macapá (AP), com um dia e uma hora.
Além disso, as capitais com maior prazo são Recife, onde se leva três dias e 16 horas para abrir uma empresa, e Salvador (BA), que apresenta o prazo médio de oito dias e 17 horas para finalizar o procedimento.
O secretário especial adjunto de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Gleisson Rubin, disse que, com as medidas adotadas para diminuir a burocracia, atualmente, cerca de 45,5% das empresas conseguem ser abertas em menos de um dia.
E aí, gostou de descobrir quanto tempo para abrir uma empresa? Caso tenha dúvidas sobre o tema, deixe seu comentário no espaço abaixo. Além disso, compartilhe o artigo nas redes sociais!
Fonte: Agência Brasil
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…