Temas do Enem: quais os mais cobrados em História?

Conheça os assuntos mais cobrados no Enem em História ao longo de 4 anos.

2

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) apresenta muitos conteúdos em suas provas de grande extensão. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disponibiliza atualmente a Matriz de Referência do Enem a fim de sinalizar o que é necessário estudar para estar preparado para as provas. Mas, diante da longa lista de conteúdos, é importante saber quais temas do Enem são mais cobrados nas provas. Neste texto, vamos falar dos principais temas do Enem em História. De acordo com estudo do Poliedro, entre 2014 e 2018, os temas do Enem mais cobrados em História foram:

  1. Segunda Guerra Mundial
  2. Segundo Reinado
  3. Governos pós-regime militar
  4. Era Vargas
  5. República Velha

Mas você sabe o que foi cada um desses períodos da História? Confira a seguir, resumidamente, a descrição de cada um dos temas mais frequentemente abordados pelo Enem em História.

Principais temas abordados pelo Enem em História

Primeiro tema do Enem mais cobrado: Segunda Guerra Mundial

Ocorreu entre 1939 e 1944, em que haviam duas frentes:

  • Os aliados, formados por Grã-Bretanha, França, Estados Unidos e União Soviética.
  • E o eixo, formado por Itália, Japão e Alemanha.

Foi o maior conflito armado que o mundo conheceu, em que ocorreu o holocausto. Nesse meio tempo, 6 milhões de judeus foram mortos em campos de concentração. O tema mais cobrado pela prova do Enem é, também, um dos mais densos, portanto recomendamos que você se aprofunde o máximo possível nesse conflito.

Temas do Enem de História do Brasil: 

Segundo Reinado

Outro tema do Enem bastante recorrente é o Segundo Reinado, que ocorreu no Brasil entre 1840 e 1889, período em que D. Pedro II foi o rei no país. De antemão, a coroação de D. Pedro II aconteceu por meio do Golpe da Maioridade (pois ele tinha apenas 14 anos em 1840, e com esse golpe foi antecipada a maioridade de D. Pedro II). Economicamente, o café foi o nosso principal produto nesse período. A partir de 1865, a economia do país não ia bem, o que culminou com a Proclamação da República em 1889, que teve, acima de tudo, os militares como grupo de maior envolvimento.

Governos pós-regime militar

O terceiro colocado na lista de temas do Enem mais abordados se trata dos governos pós-regime militar. Entre 1964 e 1985, estiveram à frente do Brasil os Governos Militares, período em que houve aparatos de repressão, como censura e torturas. Em 1985, começa uma transição política, em que o Congresso Nacional é reaberto, sendo que nesse ano Tancredo Neves foi eleito indiretamente (no entanto, ele falece e quem assumiu foi o vice José Sarney). As eleições diretas (como conhecemos hoje) ocorreram apenas em 1989, quando foi eleito para presidente Fernando Collor de Mello.

Era Vargas

A Era Vargas foi cotada como quarto dentre os temas do Enem mais recorrente. Ocorrida entre 1930 e 1945, a Era Vargas foi um período no qual tivemos o presidente Getúlio Vargas à frente do país. Nesse ínterim, Vargas centralizou o poder – dissolvendo o Congresso e substituindo governadores – e se aproximou das massas. Como resultado, foram criadas diversas políticas trabalhistas.

República Velha

O quinto dos temas do Enem mais recorrente em História é a República Velha, conhecida também como Primeira República. Esse período antecede a Era Vargas, e ocorreu entre a Proclamação da República, em 1889, e o governo Vargas, em 1930. Logo depois, durante a República Velha, o fato mais marcante é a política do café com leite, em que se alternavam como presidentes as oligarquias de São Paulo (grande produtor de café) e Minas Gerais (grande produtor de leite).

Em síntese, aprofundar-se nesses temas do Enem mais recorrentes é essencial para se fazer uma boa prova. Em suma, utilize diversas fontes para aumentar seus conhecimentos sobre os temas e boa prova.

2 Comentários
  1. […] Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem provas de grande extensão, e, por isso, cobra que os estudantes saibam muitos conteúdos. A […]

  2. […] Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem alguns temas recorrentes nas disciplinas. Em filosofia, não é diferente. É […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.