Possíveis temas de redação para o Enem 2021

0

Quais são os possíveis temas de redação para o Enem 2021? Essa é uma dúvida comum entre os alunos, principalmente entre aqueles que estão ansiosos para o exame que ocorre amanhã, dia 17 de janeiro. As probabilidades são as mais divergentes possíveis, alguns acreditam que seja relacionado á pandemia enquanto outros afirmam que vai ser algo completamente diferente. Portanto, foi pensando nisso que o Brasil 123 preparou esse artigo. Continue a leitura para saber mais sobre!

Possíveis temas de redação para o Enem 2021

Muitos sites já deram alguns chutes, principalmente o Guia do Estudante. Publicaram um artigo algumas horas atrás com a manchete “Programa do MEC sobre alfabetização é dica do tema da redação?”. Em menos de um dia o Mec divulgou nas redes sociais um novo programa sobre alfabetização. A questão é que isso já ocorreu em anos anteriores e foi o mesmo tema que abordaram na última semana.

O ano de 2020 foi marcado com contextos atípicos tanto econômicos quanto ambientais e sociais. Como exemplo, a queimada do Pantanal e Amazônia que está se tornando uma guerra política. De acordo com o ONG ICV (Instituto Centro de Vida), já são mais de 2,1 milhões de hectares queimados no último ano.

A pandemia pode ser um tema abordado e direcionado para um campo específico, como por exemplo o isolamento social e as consequências disso. A revista científica The Lancet mostra que as doenças como depressão aumentaram cerca de 90% nos últimos 06 meses. O número de suicídios no Japão aumentou em 16% na segunda onda da doença, clique aqui para saber mais sobre o caso.

Bem, independentemente do tema escolhido, ainda é possível ir bem sem dominar. No ano de 2019 ninguém pensaria que seria algo relacionado ao acesso aos cinemas, mas isso não impediu que algumas pessoas tirassem notas boas e acima de 900.

Dicas para uma boa redação

A primeira dica é que todo o processo de escrita deve ser realizado através de investimentos. Ou seja, não é algo que se aprende em um dia, leva prática.

Outra característica que pode influenciar bastante são os pensadores utilizados, que demonstram sua autoridade no assunto ao interliga-los com uma forte proposta de intervenção.

No quesito de escrita, use bastante conectivos como ademais, contudo, entretanto, em suma, portanto, sendo assim e muitos outros. Evite a repetição constante de termos para que não se torne uma leitura cansativa.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.