Teatro Castro Alves em Casa divulga programação da última semana de outubro

0

O Teatro Castro Alves (TCA) divulgou a programação do ‘TCA em Casa’ para essa última semana de outubro. Dentre as atividades ofertadas, destaca-se a abertura das inscrições da 3ª edição dos Cursos de Música do TCA na Quarentena.

No dia 27 de outubro (terça-feira), cantora Ayá fará apresentação na ‘Terça da Música’, em sua versão digital, ao meio-dia, no canal do YouTube do TCA.

A cada 15 dias, o BTCA e a Osba estreiam um novo espetáculo dentro do projeto ‘Voltando aos Palcos’, que marca o primeiro passo na retomada do uso dos palcos do TCA.

Na abertura do programa do dia, o evento contará com a dançarina Dina Tourinho, ao som do violino de José Fernandes. A obra inédita terá transmissão ao vivo no canal do YouTube do TCA e na TVE Bahia, no dia 30 de outubro (sexta-feira), às 20h40.

BTCA

As aulas abertas da companhia oficial de dança também serão realizadas de forma virtual. Ministradas pelos dançarinos da companhia, há turmas de Balé Clássico, Pilates e Dança Contemporânea, de segunda a quinta, sempre às 14h30, voltadas a pequenos grupos de pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança.

No dia 29, haverá uma aula especial de Profilaxia do Movimento  com a professora convidada Márcia Pinheiro. Ela é dançarina e coreógrafa, formada pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e primeira bailarina do Ballet Jovem do Estado da Guanabara de 1969 a 1973.

Para completar, o ‘BTCA Movimenta Home Office’ mantém sua prática de alongamento semanal, nas segundas, às 19h.

Osba

A programação da Osba em seu ‘#OSBAFLIX – Especial Quarentena’, apresenta duas ações no dia 28 (quarta-feira), data em que será publicado, em suas redes sociais, mais um vídeo do ‘Abraço da Osba’, em homenagem à cantora e compositora baiana Margareth Menezes, que completa 58 anos neste mês.

O vídeo musical traz músicos da Osba interpretando um trecho de ‘Dandalunda’, composição de Carlinhos Brown, mas que se tornou sucesso na voz de Margareth.

E, às 19h, em parceria com o Laboratório de Análise Fílmica (LAF) da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA), o ‘Cineclube Osba’ debate o documentário brasileiro ‘Torre das Donzelas’ (2018), de Susanna Lira.

Cursos de música

Com as orientações de isolamento e distanciamento social por causa da pandemia da Covid-19, o TCA transferiu seus cursos de iniciação ao universo da música sinfônica para o ambiente virtual. Desde maio, duas edições foram realizadas, atendendo mais de 500 pessoas de diversas cidades da Bahia e do Brasil.

Agora, serão oferecidas três turmas, com duas aulas semanais cada, totalizando 185 vagas: ‘A linguagem musical da orquestra sinfônica’, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30; ‘Grandes compositores da música clássica’, com Karina Martins Seixas, às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30; e ‘Iniciação a flauta doce’, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, também das 10h às 11h30 – os três professores são músicos vinculados à Osba.

O curso terá duração de um mês, com aulas realizadas no período de 16 de novembro a 18 de dezembro.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, entre os dias 26 e 30 de outubro (até 19h), por meio de preenchimento de formulário disponível no site do TCA.

Com informações da Ascom/TCA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.